Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
[email protected]

Informação e análise econômica, negócios e mercados

Coluna JC Negócios

Cidade mais conectada do Nordeste, Recife não tem mais Wi-Fi grátis na orla de Boa Viagem há quatro meses

Nos primeiros anos, a oferta de internet grátis fez de Boa Viagem uma das primeiras praias do Nordeste a oferecer esse serviço.

Fernando Castilho
Cadastrado por
Fernando Castilho
Publicado em 10/05/2022 às 15:40
FERNANDO CASTILHO
ABANDONO Roteadores que garantiam o wi-fi sofrem com a maresia - FOTO: FERNANDO CASTILHO
Leitura:

Matéria atualizada às 20h30

Uma das primeiras marcas do projeto Conecta Recife, a oferta de serviços de Wi-Fi na orla da praia de Boa Viagem, está fora do ar. Na verdade, está fora de serviço há mais de mês, quando a Emprel deixou de lado a manutenção das torres com os roteadores que, em alguns postes, estão até mesmo desconectados dos fios.

O serviço foi disponibilizado pela administração Geraldo Julio, que contratou a implantação de uma rede de roteadores em todos os sete quilômetros da orla - de modo a que os visitantes e moradores pudessem acessar a internet com grande facilidade.

A Emprel foi a contratante de uma empresa privada e ficou com a sua manutenção. Nos primeiros anos, a oferta de internet grátis fez de Boa Viagem uma das primeiras praias do Nordeste a oferecer esse serviço.

No final da tarde a Emprel esclareceu a suspensão do funcionamento:

Segundo a empresa a concessionária de energia Neoenergia "está substituindo o posteamento no local acarretando a interrupção do serviço". A Emprel informa, também, que o serviço "será restabelecido do Pina no próximo final de semana".

Já em relação ao trecho da orla de Boa Viagem não há prazo. Segundo a Emprel, o Wi-Fi "será restabelecido após a conclusão do serviço da concessionária de energia".

Com a pandemia do covid-19, a suspensão do serviço passou despercebida, uma vez que em vários meses ficou sem o acesso massivo da população. Mas com a volta da circulação na praia, o serviço faz falta. A suspensão do serviço é lamentada pelos barraqueiros, e não há previsão de que a rede possa ser reimplantada - uma vez que as dezenas de roteadores estão sofrendo o impacto da maresia.

 

FERNANDO CASTILHO
ROTEADORES ESTÃO DESLIADOS NA ORLA DE BOA VIAGEM - FERNANDO CASTILHO

Um contradição já que, em 2020, um estudo, elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, colocou o Recife como a cidade mais conectada e inteligente do Norte e Nordeste  - está bem colocado entre todos os 673 municípios com mais de 50 mil habitantes. O objetivo era definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.

O destaque do Norte e Nordeste ficou com a cidade do Recife, que manteve a liderança nos conceitos de cidade inteligente e cidade conectada no Nordeste e ainda saltou oito posições, saindo do 23º para o 15º lugar entre todos os 673 municípios do Brasil com mais de 50 mil habitantes. Fazendo o recorte nordestino da pesquisa, após o Recife temos Salvador (BA) e Fortaleza (CE), que aparecem em 27º e 29º, respectivamente.

 

Comentários

Últimas notícias