Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
[email protected]

Informação e análise econômica, negócios e mercados

Coluna JC Negócios

Com 185 anos no varejo nordestino, Narciso tem pedido de recuperação judicial aprovado no Recife

A empresa Narciso nasceu em 1837 com a chegada de dois portugueses ao Brasil, João Narciso da Silva e Manuel Gonçalves Maia

Fernando Castilho
Cadastrado por
Fernando Castilho
Publicado em 26/05/2022 às 15:30
Rogerio Lima
CONTINUIDADE Processo vai evitar que as operações sejam interrompidas e otimizar a negociação com os credores - FOTO: Rogerio Lima
Leitura:

O juiz Virginio Marques Carneiro Leão, da 14ª Vara Cível da Capital do TJPE, deferiu no último dia 13, o pedido de recuperação judicial do Grupo Narciso, uma das mais antigas empresas do comércio atacadista e varejista de artigos têxteis e de vestuário do país.

Com isso a empresa iniciará o 2º semestre numa nova fase de reestruturação de seus negócios em seis estados do Nordeste. O escritório Matos Advogados, representou a empresa com o objetivo manter a atividade empresarial do grupo e preservar mais de 1.300 empregos diretos na região, além de centenas de indiretos.

A Narciso possui 185 anos de atuação no mercado nordestino e atualmente está presente em Pernambuco, Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe, por meio de 76 lojas e comércio online.

GRUPO TEM SETE EMPRESAS 

DIVULGAÇÃO
José Narciso Maia Palmeira Neto virou a marca da empresa nos comerciais. - DIVULGAÇÃO

O grupo é composto de sete sociedades - dentre as quais empresas operacionais do comércio, indústria e holdings de administração de bens e participação societária.

Conforme determina a Lei nº 11.101/2005, que regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária, fica determinada a suspensão de todas e quaisquer ações ou execuções pelo prazo de 180 dias.

Desta forma, a empresa em dificuldades financeiras consegue evitar sua inviabilidade por meio de bloqueios trabalhistas, penhora de bens ou cortes de energia, por exemplo.

Segundo o advogado Gustavo Matos “A Narciso faz parte da tradição das famílias nordestinas e sua longa trajetória reforça a histórica vocação mercantil do Recife. Estamos falando de uma empresa fundada em 1837, que foi afetada nos últimos anos pelo aumento do endividamento das famílias e pelo desemprego.

O seu processo de recuperação judicial vai evitar que as operações sejam interrompidas e otimizar a negociação com os credores”.

Ainda de acordo com o advogado, o grupo vem sendo afetado pelas oscilações da economia nacional desde o 1º trimestre de 2014.

Com a aprovação do pedido pelo juiz Virginio Marques Carneiro Leão após notificação do Ministério Público às Fazendas Públicas, Federal e de todos os Estados e Municípios, seguida de publicação de edital junto aos credores e cumprido os prazos de contestações, o grupo deve apresentar seu plano de reestruturação das dívidas e da atividade empresarial.

O Matos Advogados é atualmente o maior escritório especializado em recuperação judicial e reestruturação de passivos do Nordeste, com atuação nas principais praças de todas as regiões do país e referência em recuperação judicial e falências na região Nordeste.

IMIGRANTES PORTUGUESES

 

DIVULGAÇÃO
José Narciso Maia Palmeira Neto - DIVULGAÇÃO
A empresa Narciso nasceu em 1837 com a chegada de dois portugueses ao Brasil, João Narciso da Silva e Manuel Gonçalves Maia comerciantes de secos e molhados, passando, em seguida, a trabalhar com tecidos vindos da Europa.

No início do século XX, a Narciso Maia já era líder no mercado, tendo consolidado uma rota comercial diretamente com os fornecedores dos teares ingleses. Paralelamente a isso, uma forte crise assolava a Europa, gerando uma forte onda de emigração em direção ao Brasil.

Anos depois, José Antunes Palmeira, com apenas 13 anos, desembarcou no Porto do Recife para trabalhar na Narciso Maia, situada na Rua dos Queimados (atual Rua Duque de Caxias). O tipo físico magro, analfabeto e de pés rachados de tanto puxar os bois para arar a terra no gelo, despertou a desconfiança dos patrões se poderia carregar os fardos

José Antunes cortou a suspeição com uma frase “Eu sou pau pra toda obra!” Foi contratado como servente da firma.

Ele se auto alfabetizou e foi promovido à caixeiro-viajante se tornando o maior vendedor da Narciso Maia de todos os tempos. E começou a participar dos lucros da empresa.

Em 1960, ele virou sócio da empresa e inaugurou na cidade de Arcoverde a primeira das 24 filiais varejistas que abriria para revolucionar a empresa. Por onde ele passava, fazia amigos.

Com a morte do fundador Carlos Maia, então presidente da empresa, Palmeira assumiu a liderança da empresa e mudou o seu nome para Jose Narciso Maia Palmeira, a fim de manter inalterada a razão social da empresa como “NARCISO MAIA”.

No Nordeste. ele ficou conhecido como Seu Palmeira. Morreu em 1992, quando sua filha Wanda Palmeira assumiu a presidência da empresa. Hoje a empresa é liderada por José Narciso Maia Palmeira Neto

No começo dos anos 90, a empresa enfrentou, mas em 1995, Narciso a Neto ergueu a Narciso Enxovais, com um novo foco produtos de beleza e conforto para os lares. E criou o slogan; Mais barato impossível.
Atualmente, estamos presentes em 76 localidades, e nos consolidamos como a empresa líder do Nordeste no mercado de cama, mesa, banho e artigos para o lar.

CARA DO DONO NA PUBLICIDADE

O empresário José Narciso que lidera a rede de lojas Narciso costuma falar de sua trajetória profissional até chegar ao comando da empresa dizendo que gosta de fazer a publicidade da própria empresa.

Numa entrevista ao jornalista Luís Torres, da Paraíba, no ano passado, ele disse que iniciou na empresa que pertencia ao avô como funcionário de baixa patente e chegou a ocupar diversas funções, como por exemplo, vendedor de loja.

E disse não se considerar o dono da rede de lojas, pois aprendeu que o empreendimento pertence ao povo. “O dono é o cliente, por isso eu sempre digo que a minha missão é agradar ao povo”, contou.

Sobre suas aparição nos comerciais como garoto-propaganda da empresa, José Narciso justifica a performance lembrando que faz aquilo que o povo quer.

Segundo ele, a estratégia vem dando certo e os resultados em vendas têm aumentado. “Eu faço aquilo que o povo quer, e isso vem dando resultados”, destacou.

 

Comentários

Últimas notícias