Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
[email protected]

Informação e análise econômica, negócios e mercados

Coluna JC Negócios

Brasil, que era importador de milho, agora é líder na produção de carne de frango alimentado com ração

Em 2010, o Brasil quase não exportava, produzindo 10 milhões de toneladas/ano. No ano passado, chegou a produzir 15% de todo o mundo

Fernando Castilho
Cadastrado por
Fernando Castilho
Publicado em 26/07/2022 às 15:26 | Atualizado em 26/07/2022 às 16:18
Divulgação
Exportação de carne de frango já a maior do Brasil. - FOTO: Divulgação
Leitura:

Maior exportador mundial de carne bovina e de aves, além de já ser o quarto de carne suína, o Brasil virou potência na produção de proteína a partir do suporte agrícola - já que produz astronômicas 138 milhões de toneladas de soja e mais 87 milhões de milho.

Esses produtos acabam virando ração, até porque, como se diz na indústria avícola, ‘um frango nada mais é do que um ovo turbinado com soja e milho’.

Mas o caso do frango é bem interessante. Em 2010, o Brasil quase não exportava, produzindo 10 milhões de toneladas/ano. No ano passado, quando chegou a produzir 15% de todo o mundo (sendo o terceiro maior produtor), exportou 32% dessas proteínas especialmente para a China.

O caso do frango, que apenas este ano já exportou 2,35 milhões de toneladas, faturando US$ 4,61 bilhões, com crescimento de 7,6%, é ainda mais expressivo - porque o País acabou combinando expertise de produção com o suprimento de milho que até 2010 não existia: forçando uma importação da Argentina.

O curioso é que o Brasil em 2022 está exportando mais de 20,4% de produtos industrializados e 11,5% de frango em cortes - que incluem até o pé de galinha, desprezado pelo consumidor brasileiro, mas preferido pelo consumidor chinês, devido à concentração de colágeno.

 

ARTES JC
Participação da produção brasileira no mundo - 2021 - ARTES JC

Marcondes Filho, diretor do grupo pernambucano Mauricéia, líder regional no setor, diz que o primeiro semestre poderia ser melhor não fosse o aumento dos preços dos grãos combinado com a drástica redução do poder aquisitivo do consumidor.

O empresário revela que sua companhia só exporta 6% do que produz, e se o poder aquisitivo no Nordeste cai (como caiu), a companhia perde vendas. Embora acredite que o mercado interno vai melhorar.

O caso suíno é ainda mais curioso. Quarto maior produtor e exportador do mundo, o Brasil está ampliando o consumo interno porque o preço baixou. Em 2010, o Brasil não exportava carne de porco. Mas a oferta de milho e soja mudou o comportamento da indústria.

Comentários

Últimas notícias