Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
[email protected]

Informação e análise econômica, negócios e mercados

economia internacional

Manobras econômicas contra a inflação na Argentina são sinal de alerta de calote

A Argentina paga, 20 anos depois, a loucura entre 1991 e 2001, quando foi adotado o chamado "currency board", ou a dolarização da sua economia

Fernando Castilho
Cadastrado por
Fernando Castilho
Publicado em 12/08/2022 às 0:10
Reprodução/Internet
Bandeira da República Federativa da Argentina - FOTO: Reprodução/Internet
Leitura:

O Banco Central da República Argentina elevou a taxa básica de juros de 60% para 69,5% diante do avanço da inflação no país (7,4%) em julho. Foi a primeira ação do novo "superministro" da Economia Sergio Massa, ex-presidente da Câmara dos Deputados da Argentina, que renunciou ao cargo para entrar no Governo, mas como líder do Legislativo.

Com essa taxa, as chances de Massa ter sucesso são próximas de zero. Na verdade, a economia da Argentina caminha para um novo calote, atitude que já virou rotina do país diante de órgãos como FMI, descumprindo promessas.

Massa é o terceiro ministro depois que a vice-presidente Cristina Kirchner demitiu o economista argentino Martín Guzmán para colocar no cargo a ministra do Interior, Silvina Batakis, sua indicada no governo e peronista histórica.

No fundo, a Argentina paga, 20 anos depois, a loucura entre 1991 e 2001, quando foi adotado o chamado "currency board", ou a dolarização da sua economia, sem se preparar para isso.

Além de viver um eterno populismo peronista, hoje liderado pela vice-presidente Cristina Kirchner, em campanha para substituir o atual presidente Alberto Fernández, a Argentina acredita que uma parceria com o Congresso pode lhe salvar, mesmo tendo entregue parte do poder.

Wilson Ferreira Jr no Recife

Presidente da Vibra Energia - que assumirá a presidência da Eletrobrás em breve - Wilson Ferreira Jr. Vem ao Recife, nesta quarta-feira, para falar no CEO Brunch do Experience Club Nordeste, ao lado do CEO da Deloitte, Altair Rossato, e do jornalista Roberto Dávila.

Financiamento para imóveis

O BS2, banco digital especializado em atendimento a empresas, abriu loja em Ipojuca para oferecer os serviços da Fincorp, solução de crédito para incorporadoras de médio e pequeno porte e que já aprovou mais de R$ 350 milhões em financiamento em cidades turísticas de todo Brasil.

Petrobras refina para estocar

As refinarias de Paulínia (Replan) e Pasqualini (RS) obtiveram a maior produção mensal de diesel S-10 de suas histórias. A Replan produziu 3.196 mil barris de diesel S-10. A Refap 1.404 mil barris. A Petrobras está programando paradas nas suas refinarias (entre elas a Replan) e está estocando o produto.

PE cobrará menos ICMS de álcool

O Governo de Pernambuco enviou projeto de redução da alíquota do ICMS do etanol de 18% para 15,52%, aplicável às operações realizadas internamente ou por meio de importação do exterior, a fim de manter a competitividade do etanol e preservar o setor.

Voo direto da GOL para Buenos Aires

A partir do dia 20, a GOL passa a operar a rota internacional Fortaleza - Buenos Aires (Aeroparque AEP), na Argentina. Será uma frequência semanal de ida e volta, aos sábados. No dia 3 de dezembro Natal, Maceió, Recife (REC) e Salvador passam a contar com voos semanais, também aos sábados.

Elétrico Marcopolo, Moura e WEG

A Marcopolo, líder no Brasil na produção de carrocerias de ônibus e referência no mercado global, iniciará neste mês a produção em série do Attivi integral da companhia, o modelo é o primeiro ônibus da marca com chassi próprio e 100% elétrico. É o resultado de uma parceria com suporte da Bateria Moura, que prepara os conjuntos feitos pela Contemporary Amperex Technology Co., Ltd. (CATL), maior fabricante de baterias automotivas de lítio-íon da China e a WEG para o motor elétrico central. A Marcopolo já entregou mais de 350 ônibus elétricos e híbridos para Argentina, Colômbia, Austrália e Índia.

Comentários

Últimas notícias