Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
[email protected]

Informação e análise econômica, negócios e mercados

Combustíveis

SFT, Guedes e estados têm um longo caminho até um acordo sobre o ICMS

Ministro Paulo Guedes acredita que os estados estavam ganhando demais com o ICMS

Fernando Castilho
Cadastrado por
Fernando Castilho
Publicado em 17/08/2022 às 1:00
BRUNO CAMPOS JC IMAGEM
COMBUSTÍVEIS Variação do preço da gasolina em postos de Olinda, Recife e Jaboatão - FOTO: BRUNO CAMPOS JC IMAGEM
Leitura:

Apesar do interesse do ministro do STF Gilmar Mendes num consenso na briga dos Estados com a União pelas perdas que estão tendo com a redução das alíquotas do ICMS de combustíveis, telecomunicações e energia, está próximo de zero um acordo da União com os chamados entes subnacionais.

Não antes das eleições e não antes de ficar claro o impacto na redução das contas dos serviços e nas bombas de combustível. O ministro Paulo Guedes acredita que os estados estavam ganhando demais e quando podiam não ajudaram o Governo no começo da alta do petróleo. Se queixa de que teve de pagar o custo político da inflação. Não quer mais negociar.

No começo havia a promessa de uma compensação aos estados, mas ela virou parte do auxílio emergencial e mudou de destino. O ministro Gilmar Mendes prefere um acordo a ter que prolatar uma sentença. Mas já sabe que terá que ser juiz. A redução dos preços de combustível e energia tem potencial de ajudar Bolsonaro. Paulo Guedes só vai conversar sobre isso a partir de novembro. Com Bolsonaro reeleito, é claro.

Plataforma BTG para criptoativos

O BTG Pactual, maior banco de investimentos da América Latina, lança o que chamou de Mynt. Vem a ser o aplicativo que roda na sua plataforma exclusiva para negociação de criptoativos. Do bitcoin (BTC), ether (ETH), solana (SOL), polkadot (DOT) e cardano (ADA) com aporte mínimo parte de R$ 100.

A interiorização do gás

O Recife sedia amanhã e sexta-feira, o encontro nacional da Abegás. Será a 99ª Assembléia Geral Extraordinária da entidade e terá a Copergás como anfitriã, que fará a palestra na abertura sobre "A interiorização do gás natural em Pernambuco".

CTTU lista só 5 mil taxistas

A CTTU informa que enviou ao Governo Federal uma lista com os nomes de 5.084 taxistas, entre permissionários e condutores auxiliares, que atendem às exigências da Emenda Constitucional nº 123 como estar em dia com o recadastramento municipal até o mês de maio e estar com a CNH atualizada.

Policiais candidatos em 2022

Levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revela que o número de policiais candidatos nas eleições gerais do Brasil cresceu 27% em relação às eleições de 2018. Em 2022 foram registrados 1.866 candidatos, onde 94,9% das candidaturas policiais são ligados a partidos do espectro da direita.

Fonte Solar Fotovoltaica

A Absolar ajuizou Ação Civil Pública contra a União Federal, representada pelo Ministério de Minas e Energia e a Aneel, requerendo a inclusão da fonte solar fotovoltaica no Leilão de Energia Nova A-6, marcado para 16 de setembro próximo.

Mário Beltrão na Full Energy

A Edição Especial da revista Full Energy que listou os 100 mais influentes no ramo da energia no Brasil incluiu o empresário Mário Beltrão, CEO da Engeman, empresa legitimamente pernambucana e que completa 40 anos em 2023. Mário também atua à frente da Associação das Indústrias de Pernambuco (Assinpra).

Comentários

Últimas notícias