Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
[email protected]

Informação e análise econômica, negócios e mercados

Energia

Brasil é uma potência energética, enxerga o futuro presidente da Eletrobras

Brasil tem a segunda energia mais limpa do mundo

Fernando Castilho
Cadastrado por
Fernando Castilho
Publicado em 18/08/2022 às 0:04
Tião Siqueira SJCC
Wlson Ferreira Junior Presidnete eleito da Eleltrobrás - FOTO: Tião Siqueira SJCC
Leitura:

Atual presidente da Vibra Energia, Wilson Ferreira Júnior está deixando a companhia para voltar ao antigo emprego de presidente da Eletrobras, agora com a marca de ter transformado a maior distribuidora de combustíveis do Brasil numa empresa de energia que mira a descarbonização dos seus produtos apostando em novas tecnologias.

Ferreira Junior assume da Eletrobras em setembro depois de ter iniciado o processo de privatização que visa transformar a ex-estatal numa nova companhia cuja marca será não ter um único dono, mas ter governança de classe mundial.

Ele veio ao Recife para uma conversa com empresários reunidos pelo Experience Club NE, onde disse o Brasil precisa se orgulhar de sua matriz energética, pois quando afirmamos que temos a segunda mais limpa do mundo é porque, enquanto o mundo gera 70% de gás de efeito estufa para produzir energia elétrica, o Brasil faz isso com apenas 7%.

É um diferencial que construímos não pelo fato de termos 85% de nossa matriz renovável. Acontece porque desenvolvemos soluções que reduzem as emissões. São coisas como a adição de 25% de etanol na gasolina e 12% no óleo vegetal no diesel. Isso nos levou a uma frota de veículos 70% flex. E porque estamos desenvolvendo o potencial de geração de eólica de 400 gigawatts e outro três vezes maior de solar. E isso que nos leva a um horizonte de potencia energética global, por termos construído soluções.

Ferreira Junior lembra que somos o 2º maior produtor de etanol do mundo e, certamente, seremos forte no biometano, a partir da vinhaça de cana-de-açúcar como uma nova solução veículos de cargas. Então o Brasil será sim um player na produção de energia.

O casamento pós pandemia

Levantamento da plataforma iCasei conta mais de 74 mil casamentos, 52,8% que aconteceram no primeiro semestre e 47,2% estão previstos para o segundo. Estima-se que mais de 80% dos casamentos de agora iriam acontecer em 2020 e precisaram ser adiados.

O Degusta em loja conceito

A sorveteria pernambucana Degusta está investindo na abertura de lojas conceito da marca. Já foram instaladas quatro novas unidades, no formato self-service, estimulando a ampliação das vendas. A Degusta cresceu 50% em dois anos e, atualmente, possui 450 pontos de venda no Estado.

Eficiência energética em shopping

O Shopping Center Recife fechou a contratação de um projeto de retrofit de iluminação que envolve suas 14 mil lâmpadas. Segundo o diretor Lourenço Cunha serão colocadas luminárias de última geração de acordo com um novo projeto luminotécnico da STYLUXBrasil, uma desenvolvedora focada em soluções de eficiência energética, entregando energia de alto valor agregado.

Viagem com tempo de atraso

Em julho, um em cada sete passageiros foi prejudicado com atrasos e cancelamentos de voos. Os cancelamentos atingiram 85 mil passageiros que passaram por esse tipo de ocorrência. Os atrasos afetaram 886 mil passageiros. No caso dos atrasos superiores a 4 horas, os transtornos impactaram 13,6 mil consumidores.

Cabo programa Lixo Zero

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, em parceria com a ESGTech IKONE lança hoje, no Costa Dourada, a chamada para o 1º Desafio Nacional de Inovação Aberta para soluções de resíduos sólidos no município desenvolvidas por startups.

Junção de feiras de varejo

A junção da Super Mix com a HFN – Hotel & Food Nordeste, que este ano dividirão o pavilhão de feiras do Centro de Convenções, deve levar 14 mil visitantes durante a Super Mix 2022, de 5 a 7 de outubro.

O IPCA no carrinho de compras

Pesquisa da empresa Nextop, especializada no segmento de tecnologia, segurança e prevenção de perdas revelou que com a alta nos preços dos alimentos os carrinhos que ficam no mercado estão mais cheios antes dos Check-outs. De janeiro e junho, quase 5 milhões de itens foram abandonados pelos consumidores, 16,5% mais que em 2021. Leite, óleo de soja, açúcar e farinha de trigo são os itens básicos mais deixados no caixa. Entre os produtos supérfluos estão: refrigerante, cerveja, molhos, biscoitos, hambúrguer e bebida láctea.

Comentários

Últimas notícias