Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
castilho@jc.com.br

Informação e análise econômica, negócios e mercados

negócios

Agronegócio entra no radar de grandes fundos de investimento internacionais

Agronegócio brasileiro tem empresários muito alavancados

Fernando Castilho
Cadastrado por
Fernando Castilho
Publicado em 28/08/2022 às 5:00
Jaelson Lucas / AEN
Agronegócio - FOTO: Jaelson Lucas / AEN
Leitura:

O agronegócio do Brasil entrou no radar dos grandes fundos de investimento internacionais. A gigante Vinci Partners Investments Ltd. criou o "Vinci Crédito Agro Fiagro Imobiliário" ou VICA, o primeiro produto em formato de joint-venture com a Chrimata, empresa de investimentos focada no setor de agro visando atuar nas principais regiões competitivas e commodities suaves, como soja, milho, algodão, café, açúcar e etanol do Brasil, além indústrias e cadeias de suprimentos do setor.

O Fundo tem como foco as operações bilaterais de crédito garantido sênior, originadas e estruturadas internamente. O objetivo é formar uma carteira de crédito diversificada dentro do setor agro no Brasil, visando as principais regiões competitivas e commodities suaves. Abre com caixa de R$ 360 milhões.

Embora seja festejado e apresentado como um sucesso, o agronegócio brasileiro tem empresários muito alavancados. Gente que se entusiasmou com os preços e vendeu suas safras em contratos com as tradings e anteciparam receitas. A guerra da Ucrânia e a explosão dos preços do diesel redefiniram os custos do setor pois ninguém pode esquecer que tradutores, plantadeiras e colheitadeias rodam com diesel e isso interferiu na rentabilidade.

O movimento dos fundos parece estar mirando esse mercado de gente que quer investir no agro e fundos que querem ser donos de empresas do agronegócio. E nada como uma fazenda com o caixa curto precisando de um gestor financeiro.

General Sindi, da FTI, é o melhor do Brasil

O touro General, da FTI, liderada pelo empresário Marcelo Tavares de Melo, foi escolhido como o melhor do Brasil no Teste de Eficiência Alimentar do PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens) da raça Sindi em Uberaba que analisou a evolução da raça no Brasil e avanços da tecnologia de criação na raça.

CT Contábil completa 10 anos

Liderada pelo empresário Cláudio Teixeira, a CT Contábil completa 10 anos atenta as mudanças do cenário e nas diversas necessidades do mercado. A empresa atua com serviços contábeis, planejamento e assessoria fiscal, tributário e financeiro, além de estruturação de novos negócios visando crescimento de seus clientes.

Marco Zero Investimentos em nova casa

O estrategista-chefe do Safra, Jorge Sá, ao lado do VP do Banco Safra, Rogério Elmais, e do Superintendente do Safra Invest, Fabricio Turgante, conversam com clientes sobre o cenário do mercado de investimentos por ocasião da inauguração do novo escritório da nova sede da Marco Zero Investimentos, agente do Safra Investe no Recife, que está se instalando no Centro Empresarial Wecon VI.

VLGI Investimentos abre VLGI Recife no JCPM

Nesta segunda-feira, a VLGI Investimentos, a maior empresa de investimentos do Centro-Oeste, inaugura sua filial no Recife, no Empresarial JCPM. Executivos da XP Sarah Orly e Guilherme Leite e convidados serão recebidos por Daniel Lins ao lado de Hugo Villas, Paulo Cardoso, Darla Sierra e Matheus Portela do time da VLGIno Recife. Às 18h30.

Curso de Decolonial Afro-indígena

O Campus Olinda do IFPE abriu inscrições para um dos cursos gratuitos mais interessantes: Desenho Decolonial Afro-indígena, voltado para pessoas que estejam cursando ou já tenham concluído o Ensino Médio e possuam habilidades básicas de desenho. O curso terá suporte de informações culturais para as duas etnias e São oferecidas 20 vagas para cada um deles.

Criadora do Copo Americano faz 110 anos

Uma das maiores empresas de bens de consumo em vidro no mundo, a Nadir está celebrando 110 anos no mercado brasileiro atendendo a milhões de lares e estabelecimentos em todo o mundo, ajudando no preparo, organização, armazenamento e serviço de milhares de refeições. No ano passado, a Nadir Figueiredo virou Nadir e comprou a colombiana Cristar, líder em utilidades domésticas de vidro na região andina se consolidando como a empresa de maior capacidade produtiva da América Latina. A Nadir está no imaginário coletivo do varejo como fabricante de pratos e especialmente conjunto de copos embora sua linha de utilidades atenda muito mais itens. Ela é reconhecida como sinônimo de inovação, qualidade no Brasil e no mundo, criou o emblemático Copo Americano® que acompanha a rotina do brasileiro há 75 anos, fazendo parte da história de várias famílias, restaurantes e bares. Seja para o café, suco, cerveja, medidor oficial de várias receitas ou do copo de caldinho de feijão.

 

Comentários

Últimas notícias