Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
castilho@jc.com.br

Informação e análise econômica, negócios e mercados

COLUNA

JC Negócios: Pernambuco fica sem saída para o litoral

O problema é o passivo acumulado. Ele ficou grande demais e caro demais para ser atualizado em um ou dois anos

Fernando Castilho
Cadastrado por
Fernando Castilho
Publicado em 18/09/2022 às 8:00
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
ESPECIAL ESTRADAS 2022, LITORAL SUL. A situação das estradas que dão acesso as praias do Litoral Sul de Pernambuco. NA FOTO: PE 72 QUE DA ACESSO A PRAIA DE CARNEIROS - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Leitura:

A situação (trágica) das nossas estradas estaduais do litoral, objeto da reportagem da repórter Roberta Soares, deste JC, é um bom caso de como o Governo de Pernambuco não vem abordando de frente a questão da nossa infraestrutura que, comparada a dos demais estados do Nordeste, nos causa constrangimento há décadas.

O problema é o passivo acumulado. Ele ficou grande demais e caro demais para ser atualizado em um ou dois anos. Mas, ainda que se proponha a reduzir o déficit, Pernambuco exibe uma enorme dificuldade em abordar a questão das estradas. Ainda que, como este ano, disponha de recursos para a contratação de obras de restauração.

Mas o desafio está dentro de casa. Pode parecer absurdo, mas para cumprir as exigências legais de que toda obra pública precisa ter sua construção fiscalizada, Pernambuco precisa contratar uma empresa terceirizada para fiscalizar a outra contratada. Isso se dá porque o Estado foi vendo seus quadros de técnicos do setor público irem se aposentando sem substituí-los. Mas isso não aconteceu este ano. Já nos governos de Eduardo Campos a estrutura estatal não tinha capacidade de gestar os projetos públicos que o Estado desejava contratar. Sequer escrever o objeto deles.

Isso acontece porque o Executivo não tem um plano de longo prazo. Então, quando a coisa fica crítica contrata-se um projeto de terceiros que será fiscalizado por outro contratado. E o Executivo paga aos dois. A prática está revelada nos editais de contratação publicados no Diário Oficial. O que acontece hoje nas estradas do litoral é o "estado da arte" desse modelo. E olha que do governador até boa parte dos secretários são servidores de carreira, inclusive do TCE, que vai fiscalizar os pagamentos pelos serviços.

Nordestino querendo viajar mais

Pesquisa de Hábitos de Consumo, produzida pela fintech do Grupo Santander, Superdigital, focada em inclusão econômica, revela que houve crescimento no volume de compras no varejo no Ceará (9,5%) e Bahia (6,4%). Curioso é o expressivo aumento das Companhias Aéreas de 228%, indicando que muita gente já comprou passagem para suas próximas férias. Em Pernambuco o crescimento foi junto aos prestadores de Serviços (41%), Serviços (17%) e Supermercados (16%).

Pernambuco voltando a receber feira da Abav

Após 20 anos, a feira da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (ABAV) acontecerá em Pernambuco, nos próximos dias 21 e 23 de setembro, no Centro de Convenções de Olinda.

Costa Cruzeiros trará navio Costa Firenze ao NE

A gigante empresa italiana, com sede em Gênova, Costa Cruzeiros estará na ABAV Expo 2022, organizada pela Associação Brasileira de Agentes de Viagem no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O seu diretor Comercial, Ruy Ribeiro, faz palestra sobre a operação do navio Costa Firenze que estará pela primeira vez na região na temporada 2022/2023 da América do Sul.

Pernambucanos no Conecta Imobi 2022 São Paulo

Três pernambucanos estarão no Conecta Imobi 2022, o maior evento do mercado imobiliário na América Latina, nos dias 21 e 22 de setembro, no Expo Transamérica, em São Paulo, como palestrantes. A indígena Sol Pires vai participar da mesa redonda "Muito além de abrir portas: o papel do corretor de imóveis na atualidade". Saulo Suassuna Filho, CEO e fundador da Molegolar, startup que faz análises sobre uma das tendências do setor de imóveis: construção modular; e Tiago Oliveira, especialista em usar a tecnologia digital em seus negócios.

Desencaixe temporário no Orçamento Secreto

Para que ninguém tenha dúvidas. Quem cortou R$ 1 bilhão do Farmácia Popular foi o ministério da Economia. Essa conversa de Paulo Guedes em dizer que se trata de um desencaixe temporário é uma explicação devido ao desgaste sobre Bolsonaro depois da divulgação. O problema é que o ministério jogou muita coisa para o Congresso ajustar. Do Auxilio Brasil à Farmácia Popular.

Festival do Queijo Artesanal de Minas

A Associação de Queijistas do Brasil (que usa a marca ComerQueijo) inscreve para o primeiro Curso de Formação de Queijistas do País, dentro do Festival do Queijo Artesanal de Minas, no Parque de Exposições da Gameleira (MG), nos dias 24 e 25. O curso é para profissionais e amadores. Ou como eles se denominam: empreendedores - que são mais do que comerciantes - e atendentes, que não só vendem queijo, mas mesclam a teoria com prática. Informações no (11) 98829-5408.

THIAGO LUCAS/ ARTES JC
Queijo - THIAGO LUCAS/ ARTES JC

Comentários

Últimas notícias