Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
castilho@jc.com.br

Informação e análise econômica, negócios e mercados

COLUNA

JC Negócios: PISO DA ENFERMAGEM agora conta com negociação estranha, que não condiz com a luta dos enfermeiros

Profissionais de enfermagem merecem seu piso. Não há por que ser contra. O problema é o objeto de negociação em cima de uma coisa que sequer deveria existir: orçamento secreto

Fernando Castilho
Cadastrado por
Fernando Castilho
Publicado em 24/09/2022 às 8:00
Gleydson Xavier/JC Imagem
Paralisação dos enfermeiros no Recife - FOTO: Gleydson Xavier/JC Imagem
Leitura:

O Brasil transformou seu Parlamento numa casa de negociações de nível tão baixo que, pressionado pela repercussão de uma categoria profissional, seus integrantes propõem abrir mão de uma parte de uma negociação secreta em seu benefício para pagar as despesas de salário de responsabilidade de estados, municípios e entidades filantrópicas.

E como tudo agora no País é motivo para se mudar a Constituição, parlamentares de oposição no Senado Federal sugerem uma PEC pedindo que R$ 10 bilhões das chamadas emendas de relator, conhecidas como "orçamento secreto", sejam usadas para financiar o piso salarial da enfermagem.

Na prática, isso reproduz um diálogo de suspeitos falando assim: Aquele dinheiro que a gente escondeu para distribuir com os nossos correligionários, sem que ninguém soubesse, vai ter que ser redirecionado para esse pessoal da enfermagem, para que eles não entrem em greve e a culpa caia na gente porque aprovamos uma estultice nas carreiras sem ao menos saber quanto iria custar.

Profissionais de enfermagem merecem seu piso. Não há por que ser contra. O problema é o objeto de negociação em cima de uma coisa que sequer deveria existir. Como, aliás, não existiu até 2019, mas que depois de três anos espalhando mais R$ 66 bilhões virou rotina, a ponto de o Congresso propor negociações às claras. Na prática, é uma negociação sobre um delito para uma reivindicação justa.

Pernambuco fuma quase metade em cigarro pirata

O novo levantamento do Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP) revela que o contrabando de cigarros já representa 43% do mercado de cigarros em Pernambuco, em 2021. Em 2020 o índice era de 36%. Segundo a Receita Federal, o cigarro ilegal representa 88% do total de produtos apreendidos em Pernambuco, com três milhões de maços de cigarros apreendidos. A principal marca ilegal no mercado pernambucano é a paraguaia Gift, com 17% do mercado; seguida da também contrabandeada Eight, com 14%.

VerdFrut mira abastecimento próprio de frutas

A rede VerdFrut amplia o mix e oferta de variedade e volume de hortifrutis produzidos em suas propriedades rurais. A empresa se prepara para assumir parte do próprio abastecimento de frutas como uvas, mangas, goiaba e banana, plantadas na fazenda do grupo no Vale do São Francisco. A rede tem 21 lojas do Nordeste e o agronegócio está cada vez mais presente no planejamento estratégico.

Caruaru no Ranking de Competitividade

A cidade de Caruaru classificou-se em terceiro lugar em Pernambuco e sétimo lugar geral no Nordeste no Ranking de Competitividade dos Municípios em 2022, à frente de capitais, como Salvador, Natal, Aracaju e Maceió. O Recife foi a primeira colocada e Olinda em segundo. O mapeamento das cidades é feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

Ensino Bilíngue no Motivo em 2023

A partir do ano que vem, o Colégio Motivo adotará ensino bilíngue, com o objetivo de ampliar a oferta de serviços aos alunos em diferentes contextos culturais, com metade da carga horária em inglês e metade em português, a partir do ensino infantil, através do programa English for Life no contra turno das aulas.

Cornélio Brenannd apresenta o Quintas da Praia

A Iron House, empresa do Grupo Cornélio Brenannd, promove hoje apresentação do Quintas da Praia, condomínio de lotes com um sofisticado clube de lazer, que está sendo construído à beira-mar, na Reserva do Paiva, em frente às piscinas naturais,na Loja Conceito da Iron House, localizada no Parque do Paiva.

Para quem quer dirigir com benefício

O Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), o Cadastro Positivo de Condutores, começou a receber inscrições de condutores sobre segurança e responsabilidade no trânsito.O novo módulo permite que empresas e órgãos públicos ofereceram benefícios a motoristas que não tiverem cometido infrações de trânsito nos últimos 12 meses e que estão na Carteira Digital de Trânsito (CDT), que já traz utilidades como a Venda Digital, o Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave) e o Renave 0 Km.<ctk:-30>

Na pandemia, médico quis mudar de profissão

Um estudo publicado pelo Medscape, fonte de notícias e informações clínicas para profissionais de saúde, revelou que 32% dos médicos brasileiros iniciaram alguma atividade paralela devido ao fechamento de clínicas e demissões relacionadas à pandemia de covid-19. Foram ouvidos 1.820 médicos e residentes de mais de 40 especialidades no Brasil, onde 53% dos entrevistados disseram que 'começaram a construir uma segunda carreira para quando se aposentar da medicina.'

Comentários

Últimas notícias