Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
castilho@jc.com.br

Informação e análise econômica, negócios e mercados

JC NEGÓCIOS

O caminhão fora da lei

Há uma enorme dose de irresponsabilidade de alguns grupos de caminhoneiros com incentivo de proto-deputados que sinalizam algum apoio às ações de bloqueios de estradas em protesto contra a decisão do eleitor que elegeu como próximo presidente o ex-presidente Lula

Fernando Castilho
Cadastrado por
Fernando Castilho
Publicado em 01/11/2022 às 2:00 | Atualizado em 01/11/2022 às 8:48
Wesley Santos/TV Jornal Interior
Protesto de caminhoneiros na BR-232, em Caruaru - FOTO: Wesley Santos/TV Jornal Interior
Leitura:

Há uma enorme dose de irresponsabilidade de alguns grupos de caminhoneiros com incentivo de proto-deputados que sinalizam algum apoio às ações de bloqueios de estradas em protesto contra a decisão do eleitor que elegeu como próximo presidente o ex-presidente Lula.

Desde a greve de 2016, no governo Michel Temer, que grupos de caminhoneiros autônomos tentam esse tipo de protesto ou pura interdição de pistas na tentativa de chamar atenção para os problemas da categoria, que nunca conseguiu se organizar a despeitos de muita gente ter se aproveitado e alguns até obterem sucesso na vida pública.

O que eles insistem em não perceber é que o negócio transporte rodoviário autônomo está em extinção. Já virou residual, embora seja fácil para qualquer grupo de ao menos três participantes travar uma estrada. Mas daí a achar que é um movimento de trabalhadores há uma avenida de distância.

O mercado mudou, as empresas adquiriram suas frotas, o agronegócio tem sua frota própria, que leva milho e soja e traz fertilizantes, e até o setor de postos agora tem sua frota própria. Sobrou a sub-contratação e algum frete residual.

Sem liderança, sem pauta trabalhista e sem mercado, sobrou a ilegalidade. Os caminhoneiros autônomos já povoaram o inconsciente coletivo dos brasileiros sobre uma vida livre na estrada. Mas isso é passado. E quando decidem por protestos políticos perdem o respeito e a última referência positiva de uma categoria que um dia foi estratégica para o Brasil.

Venda de carteiras de inadimplentes

A inadimplência dos consumidores nos bancos é uma negócio rentável. A venda de carteiras de créditos inadimplentes por parte das empresas já atingiu R$ 45 bilhões, de janeiro até outubro deste ano, segundo a Recovery - empresa do Grupo Itaú e pioneira na cessão de carteiras de crédito no Brasil.

Mutirão Nacional de Negociação

Começa hoje e vai até o dia 30, o tradicional Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. Iniciativa da Febraban, Banco Central, Senacon e Procons de todo o país para ajudar o consumidor a fazer a melhor negociação de suas dívidas com o banco e reequilibrar suas finanças.

Assinada a concessão do Centro de Convenções

Agora é oficial. O Governo de Pernambuco assinou o contrato de concessão do Centro de Convenções com consórcio mineiro Cid Convenções, no valor de mais de R$ 580 milhões, a serem investidos pela concessionária no período de 35 anos.

Começa hoje a 29ª edição da Agrinordeste

De hoje até sexta-feira, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe) promove a 29ª edição da Agrinordeste, no Centro de Convenções, em Olinda. Com entrada gratuita, das 10h às 21h horas. Seminário sobre a Modernização do Setor Primário traz 89 palestras, realizadas em oito auditórios.

Os novos negócios com marcas autorais

O Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções promove o 5º Marco Mostra Moda, nesta sexta e sábado, nas sedes da instituição em Olinda e Caruaru os desfiles de mais de 15 marcas incubadas e capacitadas pelo Núcleo e oficina para empresas do setor e palestra com a estilista Isabela Capeto.

REC'n'Play 2022 com inscrições abertas

Maior festival de tecnologia e inovação do Nordeste e um dos maiores do Brasil, o REC'n'Play 2022, a ser realizado entre 16 e 19 de novembro, no Bairro do Recife, abriu inscrições no site https://recnplay.pe

Moura adota embalagens totalmente biodegradável

A Moura está iniciando sua jornada de eliminação do uso de plástico em suas embalagens. Na automotiva, as embalagens plásticas serão substituídas gradativamente por material totalmente biodegradável, feito a partir de papel cartão com selo FSC de manejo florestal responsável. A expectativa é que até o final de 2025 todas as baterias das linhas automotivas saiam com a embalagem biodegradável.

Do Recife para Buenos Aires, Flórida e Montevidéu

O Aeroporto Internacional do Recife vai ganhar mais três ligações internacionais, sem contar com Lisboa, que já vinha tendo operações regularmente. Buenos Aires, Flórida e Montevidéu. A partir do Carnaval de 2023, os pernambucanos poderão viajar direto para Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, com duas operações por semana.

ROOSEVELT CÁSSIO / DIVULGAÇÃO
Manifestação dos caminhoneiros contra a eleição de Lula continua ocorrendo em estradas do Brasil - FOTO:ROOSEVELT CÁSSIO / DIVULGAÇÃO

Comentários

Últimas notícias