Quando se comprara as fortunas dos três jogadores de futebol com maiores fortunas (Cristiano Ronaldo com US$ 500 milhões; Lionel Messi com US$ 400 milhões e David Beckham com US$ 400 milhões) sempre surge a pergunta: quanto seria pago a Pelé nos dias de hoje com a profissionalização do futebol, especialmente, nos campeonatos da União Européia?
Difícil. Porque Pelé era uma figura única. Mas, certamente, ele também seria o mais bem pago porque com o que jogava o potencial de negócios que poderia criar seria muito superior ao dos três maiores, por exemplo.
Mas, curiosamente, Pelé só ganhou dinheiro, de fato, quando deixou o Brasil e foi implantar o esporte nos Estados Unidos através do Cosmos, onde se aposentou perante um público de 45 milhões pessoas.
Foi o profissionalismo já adotado nos outros esportes que catapultou o brilho do diamante que era Pelé para os negócios e quando, de fato, o cidadão Edson Arantes do Nascimento começou a tomar consciência da força que a marca Pelé tinha como produto de marketing.
Isso não quer dizer que no Santos e na própria seleção brasileira Pelé não tenha ganhado uma fortuna.
Entretanto, não se pode esquecer que no Brasil ele emprestou seu nome ao mercado e foi remunerado muito abaixo do real valor.
Somente quando a partir do modelo de negócios que conheceu aplicado ao Beisebol, Futebol Americano e ao Basquete que ele percebeu o que sua marca tinha como produto. Foi quando Pelé começou a falar na terceira pessoa de si mesmo.
Claro que a partir daí e quando deixou de jogar futebol, Pelé foi apresentado como o melhor produto de marketing até porque o mundo já o tinha classificado como o maior jogador de futebol do mundo.
Por isso sempre é um exercício interessante tentar imaginar o que um jogador que apenas no Google tem 130 milhões de citações poderia capitalizar com os novos instrumentos de marketing esportivo?
Em 2010, quando completou 70 anos, sua marca foi avaliada em R$ 600 milhões.
E mesmo assim o ídolo máximo do Santos, tricampeão mundial com a seleção brasileira, Maior Atleta do Século XX e conhecido como Rei do Futebol, so pôde colocar a mão num grande volume de dinheiro quando vendeu sua marca no dia 26 de dezembro de 2010 para a agência internacional Legends 10 e iniciou sua saída de cena. Foi o último contrato que ele, então com 72 anos, assinou em vida, usando suas próprias palavras.
Ano passado, um estudo divulgado pela REvista Forbes, com base em estimativas feitas por Duílio Fabbri Júnior, do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), Pelé receberia, entre salário e premiações, cerca de US$ 223 milhões anuais (R$ 1,16 bilhão) e seria o jogador de futebol mais bem remunerado do planeta.
Pele que nos deixou nesta antevéspera de ano novo foi certamente a melhor marca de o futebol já produziu. Afinal quem no mundo pode carregar a marca de Maior Atleta do Século XX, ou como todos os conheciam: Rei do Futebol.
Por isso nada mais justo que o seu Santos tenha aposentado a camisa 10.
E pensando bem, qual o sentido que, a partir hoje, a própria Seleção Brasileira ter a camisa 10 em uso?
Natal Premiado
Hoje tem o sorteio do Natal Premiado 2022. Será às 10h, na CDL Recife e transmitido no Instagram (@natalpremiado_2022 e @cdlrecife). Vão ser sorteados um Hyundai HB20 Sedan, um caminhão de prêmios e 3 TVs de 50”.
Mulheres no Campo
Estudo do Ministério da Agricultura com a Embrapa e IBGE revela que as mulheres administram mais de 30 milhões de hectares (8,4% das áreas rurais do país) indicando avanço no que diz respeito à diversidade e ao respeito à presença de mulheres no campo.
Sonho americano
O índice de brasileiros que deixaram o País e não retornaram em 2021 foi o maior nos últimos 11 anos, segundo levantamento da Polícia Federal. No ano passado. Ao menos 17% dos moradores saíram do Brasil e não voltaram. Em 2019, quando o levantamento começou a ser feito, o índice foi de 5% e em 2020, de 7%. Segundo a Polícia Federal, os Estados Unidos são o principal destino dos brasileiros.
Hidrogênio Verde
Lançado no dia último pelo Ministério de Minas e Energia (MME), o O plano de trabalho trienal (2023-2025) do Programa Nacional de Hidrogênio (PNH2) mira um mercado competitivo de hidrogênio de baixo carbono no Brasil se integrando ao conjunto de energia produzida a partir de fontes renováveis, como solar e eólica.
Sem aumento
Os Correios comunicaram que pelo terceiro ano consecutivo não haverá reajuste nos preços das encomendas nacionais mantendo-se em 2023, as tabelas de preço dos pacotes de serviços do segmento, tais como PAC, SEDEX, SEDEX Hoje, SEDEX 10, SEDEX 12 e Mini Envios. Os Correios prevêem redução de preços nos mercados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
United Airlines
A gigante americana United Airlines - uma das cinco maiores companhias aéreas do mundo e que opera vôos regulares diretos entre o Brasil e os Estados Unidos ¬- anunciou o maior pedido de grandes aeronaves: 100 Boeing 787 Dreamliners, com opções de compra de mais 100. A United espera receber os novos aviões entre 2024 e 2032.
Compesa
A presidente da Compesa, Manuela Marinho, comemora um investimento acumulando R$ 3,2 bilhões em 160 obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário entregues à população. Além disso, a executiva deixou engatilhando R$ 1,6 bilhão para novos investimentos, com o empréstimo a ser contratado ao NDB (Novo Banco de Desenvolvimento) e nova emissão de debêntures em negociação com instituições financeiras.
Vendas de Natal
Na semana de Natal (19 a 25 de dezembro), houve um crescimento de 5,9% nas vendas de Natal nos shopping centers do país, em comparação ao mesmo período de 2021. O comércio nos shoppings movimentou R$ 5,6 bilhões com ticket médio de R$ 205,00. O índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), elaborado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
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