Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
castilho@jc.com.br

Informação e análise econômica, negócios e mercados

Coluna JC Negócios

No Uruguai, Lula tenta salvar Mercosul ameaçado pela China com crédito barato

A verdade é que desde que o Mercosul apareceu como bloco só ajudou a Brasil e Argentina. O Uruguai como Paraguai nunca foi sequer ouvido.

Fernando Castilho
Cadastrado por
Fernando Castilho
Publicado em 26/01/2023 às 0:04
Ricardo Stuckert
Lula no Uruguai - FOTO: Ricardo Stuckert

Apesar daquela conversa amigável de Lula e dos elogios ao presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, a verdade é que o Mercosul pode virar uma ideia do passado se Lula não encontrar uma jeito de ajudar o parceiro do extremo sul do Brasil. Porque, pela primeira vez em muitos anos, o Mercosul - que vem sendo carregado por Brasil e Argentina- tem concretamente uma ameaça de implodir.

Para entender o que a China tem a ver com o Uruguai é preciso voltar no tempo quando o país asiático era governado por Deng Xiao Ping que na década de 80 implantou, na fronteira do Paraguai, uma plataforma de exportação de produtos de baixa qualidade que os brasileiros chamaram de Xing Ling. Eles entravam tanto pelas cidades fronteiriças com o Brasil como pelo Norte através da Zona Franca de Manaus.

Na década de 80, o Brasil com a sua Reserva de Mercado impedia importações de computadores e peças de computadores, mas fazia vista grossa a entrada de quinquilharias eletrônicas da China que estava inundando o mundo com produtos falsos.

Na segunda década do século XXI a conversa mudou e hoje a China é líder na inscrição de patentes no mundo e não tem mais interesse em vender porcaria para o Brasil, embora ainda esse comercio seja muito grande.

Os chineses veem no Uruguai uma oportunidade de implantar um nova plataforma de novos produtos. Mas desta vez de qualidade e é por isso que eles estão conversando com o presidente Lacalle Pou. Se a China põe uma nova plataforma de distribuição de produtos, em Montevideo, o Mercosul já era.

Então, a viagem de Lula não foi só para dar apoio à candidatura de Alberto Fernández ou para se (re)apresentar na Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Lula foi para conversar com o presidente do Uruguai que é, de fato, uma ameaça de implosão do bloco que ele junto com a Argentina inventou e deu forma.

O problema é que desde que o Mercosul apareceu como bloco só ajudou a Brasil e Argentina. O Uruguai como Paraguai nunca foram sequer ouvidos. O que o presidente Luis Alberto Lacalle Pou fez foi dizer: Olha, você não gosta de mim, não me respeita e não me atende. Então eu vou arranjar um novo amor.

O problema de Lula e de Fernández é que se o Uruguai fechar qualquer acordo com a China o bicho pega. Porque os chineses têm dinheiro para emprestar ao Uruguai para fazer as obras que precisa e abrir uma espécie de Super Central de Distribuição no sul do continente.

A diferença entre a CD de Importação Xi Jinping e a de Deng Xiao Ping é a qualidade dos produtos a serem alocados em Montevideo. A China teria uma plataforma não só para atender ao Uruguai, mas a todos os demais países da América Latina. Então, se Lula não agir conseguir ao menos que Lacalle Pou retarde as conversas com os chineses ele vai fechar o acorod com o país asiático ainda este ano.

O Brasil sabe que Argentina não tem dinheiro para nada. Então, Lula vai ter que encontrar um jeito de ajudar Luis Alberto Lacalle Pou seja via BNDES, seja via qualquer outra solução. E ele sabe que se o Mercosul implodir todo esse seu discurso de liderança na América do Sul vai para o espaço.

Agora imagina Lula, liderando o país com graves problemas caixa para pagar as suas contas internas falando de emprestar dinheiro à Argentina, Uruguai e Paraguai?

Vaga na logística

No Mapa de Trabalho Industrial 2022-2025 produzido pela CNI tem uma informação curiosa. Este ano, as áreas com maior abertura de vagas e demanda de técnicos serão Logística e Transporte, Metalmecânica, Transversais (engloba profissionais que atuam em pesquisas, seguranças do trabalho, desenhistas técnicos, por exemplo), Eletroeletrônica e Construção. Só depois vem Tecnologia da Informação.

Fabrício Marques

O secretário de Planejamento de Pernambuco, Fabrício Marques, é o novo presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Planejamento, para o biênio 2023/2024. O Conseplan cuida da coordenação e articulação dos interesses das pastas, para formulação e implementação das políticas nacionais de planejamento público.

Pague em dia

A distribuidora Neoenergia vai sortear durante um ano créditos de até R$ 500 mensais para clientes residenciais e rurais que estão em dia com a empresa. Sorteios serão pelo perfil da empresa no Instagram.

OS demais

A investigação pela Polícia Federal e da CGU do contrato da Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH) com a Secretaria Estadual de Saúde era a chance que a governadora Raquel Lyra, precisava para fazer uma investigação em todos os demais contratos de OS da pasta sob cuidados das secretárias Érika Lacet (Controladoria) e Zilda Cavalcanti (Saúde) sem desgaste político. Na verdade, Raquela Lyra acha que tem OS demais tomando conta de hospital. 

Sem previsão

A Azul ampliou para seis a quantidade de voos diários para Fernando de Noronha atendendo a ilha com aeronaves do modelo ATR. Desde outubro do ano passado, com as restrições da Anac, a empresa se adaptou à nova realidade e substituiu suas operações com outro modelo de avião. Mas a crise continua sem uma previsão de conclusão dos serviços na pista de pouso.

Nota Fiscal.BR

A emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) já representa 50% das notas emitidas por MEIs em todo o País após a adoção das práticas do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) que estabelece o funcionamento de uma plataforma única para a emissão do documento dentro de um padrão nacional.

Grandes Chefs

De hoje e até segunda feira, na Escola Municipal Hildebrando Carneiro de Souza, em Araçoiaba tem o projeto “Merenda por Grandes Chefs” para promover a orientação profissional das manipuladoras de alimentos nas escolas da rede municipal de ensino. O projeto é uma parceria do Sebrae-PE com a Prefeitura de Araçoiaba e o o Instituto Cesar Santos (ICS) liderado pelo chef pernambucano. 

Comentários

Últimas notícias