Aqui para nós e o frentista da rua, mas essa conversa de cobrança de impostos federais com alíquotas diferentes com mais dos combustíveis fósseis (gasolina) e menos dos biocombustíveis, como o etanol é uma passagem de manteiga no focinho do gato com a desculpa de que o bichano não vai arranhar o dono.
Vai. Porque como o Brasil está na entre safra, não faz sentido abastecer com o etanol porque ele não está com aquela paridade de 70% que justifica o motor flex. E, mesmo na safra, nem sempre é mais econômico abastecer com etanol em todos os estados. Ou seja, com a desculpa de ser ambientalmente correto, o governo está reonerando o combustível de petróleo numa alíquota maior da gasolina que é a única disponível.
Alguém pode dizer: Mas com alíquota menor o preço do etanol não vai subir e, portanto, é mais interessante abastecer com etanol. Pode. Se tiver etanol com preço baixo. E, ao menos, até maio não vai ter. Então, esse discurso na ponta quer dizer que a gasolina vai subir mais se a tributação fosse a mesma do governo anterior.
Calma. Não de deve achar que não é importante desestimular os combustíveis fósseis. É, mas a questão é que, depois da guerra da Rússia com a Ucrânia, a verdade é que o mundo está usando mais combustíveis fósseis. E em alguns países, os carros elétricos ainda são abastecidos à noite com energia de combustíveis fósseis.
Por mais cruel que isso possa parecer, a verdade é que a invasão da Ucrânia recolocou os combustíveis de petróleo na economia real. Ou alguém acha que a Alemanha estocou etanol ou energia limpa? Não. Estocou petróleo como estocaram os países ricos da Europa.
O Brasil é, de fato, um dos poucos países onde se pode pensar numa combinação de carro hibrido com etanol abastecido com energia solar e eólica. Mas essa é uma proposta do Brasil, não do mundo que não tem nossa produção de álcool de cana de açúcar. Então, o governo Lula acerta no discurso verde. Mas erra no mundo real. A gasolina vai ser mais tributada, vai ficar mais cara e continuará a ser mais usada porque é a que está disponível. Ninguém enche o tanque do carro com etanol mais caro porque ele é verde. Ou porque gosta de Marina da Silva.
No fundo, esse embate do PT com o Fernando Haddad vai sair mais caro para o freguês. O discurso verde é interessante se o Brasil tivesse etanol sobrando e sendo vendido muito barato. Não é isso que acontece.
Não é assim que a banda toca no mundo. O governo não precisava promover esse embate. Até porque esse conversa de mudar a política de preços da Petrobras vai exigir um decisão política de o governo assumir o risco de prejuízo na empresa se o preço do petróleo subir.
O PT quer mudar a política de preços, mas está achando muito bom quando a empresa baixa os preços com fez este ano. Sem levar em conta que isso acontece, exatamente, por força da Paridade de Preços Internacionais. Mas eles vão continuar com o seu discurso de campanha.
O e-lixo no lixo
Quem quiser fazer o descarte correto de resíduos eletrônicos como computador, impressora e celular e até eletrodomésticos, como geladeira, fogão e ventilador, entre outros itens pode fazê-lo no Shopping Costa Dourada até sexta (3) na Semana da Faxina de Eletrônicos, iniciativa que tem como objetivo impactar e mobilizar a população sobre a importância do descarte sustentável de resíduos eletrônicos
Digitalizou a luz
A Neoenergia Pernambuco fechou o ano de 2022 com mais de 68 milhões de atendimentos por meio dos canais digitais, representando 93% das interações comerciais com os clientes ao longo do ano. Destaque para o Whatsapp, que chegou a 5,5 milhões de atendimentos nos 12 meses, uma média superior a 15 mil por dia.
Saquel em dinheiro
O Banco24Horas virou o canal saque do cliente de banco digital. Realizou mais de 12 milhões de transações nos caixas eletrônicos do serviço movimentando aproximadamente R$ 1,8 bilhão de sete milhões de clientes. Mesmo usando ferramentas como o PIX, no Carnaval as despesas em blocos de rua e no tradicional desfile das escolas no Sambódromo do Anhembi forma pagas mesmo com dinheiro sábado nos caixas eletrônicos do Banco24Horas
Moradia do futuro
O CEO e fundador da Datastore, o futurologista e pensador do morar, Marcus Araújo vem ao Recife no próximo dia 8. A convite de Bruno Leal, executivo da construtora Baptista Leal falará sobre o futuro imobiliário de Pernambuco para clientes da empresa no Hotel Luzeiros Recife, no Pina.
Autismo na Ilha
A Somar Special Care vai instalar sua quinta unidade no Sport Clube do Recife, na área do parque aquático da Ilha do Retiro. A empresa que é referência no tratamento do Autismo em Pernambuco assinou uma parceria com prazo de sete com previsão de funcionamento ainda neste semestre. O investimento de R$ 3 milhões deve gerar de 100 empregos diretos e indiretos.
Iniciativa da Confecção
Senai-PE, o Inova Moda Digital está oferecendo 480 vagas em consultorias gratuitas para indústrias da confecção de todo o Estado, por meio de subsídios do Sebrae Nacional e do Senai Cetiqt. Informações no pe.senai.br
Comentários