A governadora Raquel Lyra assinou nesta terça-feira (07), protocolo de intenções com as universidades Federal de Pernambuco (UFPE), Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e de Pernambuco (UPE), visando à cooperação técnica e científica para estudar e monitorar os tubarões no litoral pernambucano
Foi uma resposta rápida às questões que surgiram com a ocorrência de ao menos três ataques em menos de duas semanas. Mas o Governo de Pernambuco vai precisar fazer mais e atuar com rapidez antes que os pesquisadores produzam um pacote de sugestões que possam ser implementadas no curto, médio e longo prazo. E isso vai lhe obrigar a tomar atitudes imediatas para abordar o problema com uma questão de Estado.
Pelo que já se aprendeu e pela bibliografia que está nos arquivos da universdiades e do próprio Cemit existem atitudes que podem ser tomadas rapidamente e que podem estruturar um melhor força militar no Corpo de Bombeiro que passe a cuidar da questão junto aos municípios a começar pelas novas instalações do Grupamento de Bombeiros Marítimos - GBMar, em Piedade, que ja deveria estar abrigado desde 2021 numa residência doada ao Estado pela família do empresário José Ermírio de Moraes a 300 metros da igreja de Piedade, que inclusive pode abrigar a sede do Cemit. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, na época, o projeto ja está pronto, mas a administração do governador Paulo Cãmara não destinou recursos para a obra.
A governadora também pode atuar na reorganização da sinalização das praias com a definição de novas placas, visíveis e que destaquem claramente os riscos de banho nos trechos assim como a definição de uma nova e mais ampliados atuação do Corpo de Bombeiros na faixa de área além implantar uma programa de ação monitoramento não apenas aos riscos de incidentes mas a presença de pessoas na água.
No próprio Cemit e entre os pesquisadores do tema há um grande número de diagnósticos e proposições de ações mais estruturadoras e que apontam para uma solução de convivência com a presença de tubarões. Mas sem a letalidade que acontece em Pernambuco. Ou seja que a questão esteja numa posição de centralidade das ações do governo.
O problema de tubarões com incidentes com humanos ocorre em vários países e há soluções que podem ser adotadas embora isso demande investimentos robustos. Mas que podem nos ajudar especialmente em termos de restaurar nossa imagem internacional como destino Isso, entretanto, exigirá do Governo de Pernambuco abordar o problema como uma questão econômica e, naturalmente, com suas implicações sociais.
As fotos com os reitores e pesquisadores nestas terça-feira, na sede do Governo podem ajudar na divulgação de uma atitude da governadora. Mas se tornarão irrelevantes todas as vezes que forem mostradas as dos bombeiros transportando feridos vitimas de incidentes com tubarões.
Segundo pacote
O ministro das Minas e Energia Bento Albuquerque cometeu um segundo crime de descaminho, além do referente ao pacote que foi apreendido pela Receita Federal. Ele entrou no Brasil com uma outra caixa que continha um relógio, uma caneta, um par de abotoaduras, um anel e um tipo de rosário, todos da marca suíça Chopard que, segundo informou, eram destinadom ao presidente Jair Bolsonaro. Albuquerque não seguiu os caminhos normais pelos quais presentes entre governos são despachados como bagagem diplomática, sobre a qual não há cobrança. Mas como, nos dois casos, ele não se apresentou como dono o crime não resultou em processo. Mas pelo pacote que guardou, por um ano, a Receita Federal irá intimá-lo para dar explicações sobre a entrada do pacote e pode ser multado por ter entrado no país sem declarar os bens.
Moda Pernmabucana
De hoje (8) até sexta-feria acontece a 35ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana (RNMP), um dos maiores eventos do segmento no Brasil, com a expectativa de gerar 20 milhões de reais em negócios. O evento, que acontece no Polo Caruaru, reunirá mais de 500 compradores à maioria dos lojistas visitantes com 140 confeccionistas de surfwear/streetwear, praia, fitness, moda íntima, bebê/infantil, jeans, moda feminina, moda masculina e de calçados e acessórios irão expor suas criações.
Eólica offshore
A Petrobras e a norueguesa Equinor assinaram carta de intenções que amplia a cooperação entre as empresas para avaliar a viabilidade técnico-econômica e ambiental de sete projetos de geração de energia eólica offshore na costa brasileira, com potencial para gerar até 14,5 GW. Serão dois parques na fronteira litorânea do Rio de Janeiro e Espírito Santo, um na costa do Piauí um na costa do Ceará um na fronteira do Rio Grande do Norte e Ceará e dois na costa do Rio Grande do Sul. As empresas querem usar sua expertise em projetos de petroleo no mar para potencializar a geração de energia limpa.
Cachaça Ypióca
Dez anos depois de comprar a fabricante brasileira de cachaça Ypióca, a Diageo, empresa britânica líder mundial em bebidas alcoólicas premium e proprietária de marcas como Johnnie Walker e Tanqueray, inaugurou na ultima segunda-feira (6), no município de Itaitinga, sua nova fábrica de produção cachaça com capacidade envasamento de 12 milhões de caixas de nove litros/ano no município de Itaitinga (CE), três vezes maior que a Diageo em Fortaleza onde investiu R$ 250 milhões.
Agua de Energia
O ONS informou ontem que os três subsistemas brasileiros de armazenamento de água para geração de energia estão com a indicação de atingir patamares acima de 80%. No Nordeste e o Sul, as projeções 88,8% e 85,1% (83,4%), respectivamente. No Sudeste/Centro-Oeste a previsão é de 84,5%. As estimativas para a Energia Natural Afluente (ENA) são próximas a 100%.
Ovos de Pascoa
O mercado de ovos de Pascoa no Brasil cresceu tanto que empresas com outros portfólios de produtos como a Selecta Chocolates decidiram entrar neles. Ela é uma empresa que pertence a marca da Duas Rodas, a maior casa de aromas brasileira, que está oferecendo desde as linhas de chocolates nobres em barra e em pó até coberturas, recheios, ganaches, aromas e corantes. A Duas Rodas atua há 97 anos na fabricação de aromas e ingredientes para as indústrias de alimentos e de bebidas no Brasil e no mundo tem mais de 10 mil clientes e está presente em mais de 40 países.
Debora na Alepe
A Deputada Débora Almeida, Líder do PSDB na Assembléia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) será a presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação. Ele será a primeira mulher na história da Alepe que assume o comando da esta comissão cumprindo seu 1º mandato.
Comentários