Coluna JC Negócios

Discurso de combustível verde até agora só ajudou a produtor e etanol e biodiesel e esqueceu como o motor reage à mistura tão alta

Subbir para 30% a mistura de etanol ajuda mais a indústria do Sudeste que produz álcool do que o desempenho do veículo flex que o Brasil inventou.

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernando Castilho

Publicado em 15/09/2023 às 0:05
Notícia
X

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou ontem o projeto de lei do Programa Combustível do Futuro que mira a descarbonização da matriz energética de transportes, uma base industrial voltada para uma economia e mobilidade sustentáveis de baixo carbono e o incremento da eficiência energética dos veículos. É uma iniciativa importante, mas é bom lembrar que elevar a mistura de etanol para 30% e a de biodiesel para 15% com o discurso de descarbonização pode não ser aquilo que venderam ao presidente.

A questão é de que subir para 30% a mistura de etanol ajuda mais a indústria do Sudeste que produz álcool do que o desempenho do veículo flex que o Brasil inventou e economizou a importação de US$280 bilhões a mais de gasolina desde 1975. Mas qualquer pessoa que conversar com o pessoal da indústria vai saber que 30% é demais para o desempenho do motor que roda com os dois combustíveis.

Óleo ruim 

O problema é mais sério no diesel, ou no biodiesel que o governo cedeu ao lobby dos produtores de óleo de soja elevando a mistura para até 15% em 2026 sem perguntar à indústria como é que o motor topo de linha Euro 6 vai rodar com esse óleo diesel batizado com um óleo que usa a tecnologia de processamento da década de 80 e gera sujeito no fundo do tanque.

Uma coisa é a Petrobras investir pesado nas suas plantas para capacitá-las a fazer o diesel R que sai da refinaria com uma mistura limpa, mas que usa apenas 5% de biodiesel. Outra é fazer uma mistura meia boca de 15% com um biodiesel que encurta a vida do motor high-tech e reduz a quilometragem rodada.

Opep renovável

Mas ontem o discurso foi o de que o Brasil pode assumir um papel “tão ou mais importante do que o Oriente Médio é para o petróleo”. E de que o Programa como “a consolidação da transição energética no Brasil”. Bom, o texto cai na real quando diz que o percentual máximo em 30%, condicionado à constatação da sua viabilidade técnica. Mas viaja quando diz que a incorporação gradativa do diesel verde à matriz de combustíveis do País. Diesel Verde quer dizer menos biodiesel de soja.

De qualquer forma é bom ver o Brasil aproveitando a onda e passar a trabalhar com a metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida completo do combustível (do poço à roda) para avaliar as emissões usadas nos modais de transportes, geração de energia, extração, produção e uso do combustível.

Pena que no programa não tenha o maior diferencial do Brasil nessa conversa de descarbonização veicular: O carro elétrico híbrido que usa etanol com energia gerada por fontes renováveis como solar e eólica e hidroelétrica. Certamente o Flex 3.0 do futuro.

Leite em pó

A empresa cearense Betânia, líder em leite UHT no Nordeste, está ampliando seu portfólio com o lançamento do Leite em Pó Integral Instantâneo em embalagem econômica com 750g que tem ainda os Leites UHT 1L Integral, Semidesnatado, Desnatado e Zero Lactose, e os Leites em Pó Integral 200g, Integral 750g e o novo Integral Instantâneo 750g. Será a primeira torre de secagem de leite do Nordeste.

Hi Group 20 anos

A Hi Group, empresa pernambucana dona da marca Hi Academia completa este mês 20 anos de fundação como um dos maiores grupos fitness do país com 30 mil matriculados regularmente em 11 unidades no Grande Recife, além 04 franquias da Selfit e dois boxes para a prática de crossfit, a BlackLions e meta 50 mil alunos até o ano de 2029.

Cibersegurança

A CEO da empresa pernambucana Bidweb, Flávia Brito foi uma das idealizadoras do encontro com representantes do mercado de capitais do país em São Paulo, que divulgou o resultado de pesquisa da Associação Brasileira das Companhias Abertas e com apoio da Bidweb. O Levantamento mostrou que 42% das empresas do Brasil não têm plano de resposta a incidentes de cibersegurança e 46% não possuem um comitê de segurança da informação.

Evoke do Paiva

O Superintendente da OR Empreendimentos em Pernambuco, Pedro Pessoa e a Diretora de Marketing e Comercial, Aywme Valença anunciaram o lançamento do Evoke, novo residencial compacto de alto padrão na Reserva do Paiva, com VGV de 180 milhões e opções de 2 ou 3 quartos. Será o 9º empreendimento da incorporadora no bairro planejado.

Pressão aérea

O CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o apresentou ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Cadier foi lá para dizer ao compromisso da empresa buscar alternativas para atender os objetivos da agenda estratégica conjunta de descarbonização da aviação e torná-la também mais sustentável.

Game Station

Maior rede de parques de diversão indoor do Brasil, o Game Station programa inaugurar sua 56ª no Shopping Costa Dourada. Terá 310m2 de área, sistemas de acessibilidade dentro dos planos de expansão nacional da marca em todo o País.

Expoconstruir

Fortaleza recebe entre os dias 4 e 7 de outubro, A Expoconstruir Nordeste 2023 plataforma de negócios entre indústrias, revendas, construtoras e parceiros do setor da construção com expectativa de movimentar acima de R$300 milhões em negócios promovido pela Anamaco e da Acomac Ceará.

Uso do PIX

Um levantamento do Itaú Unibanco, analisando o uso do PIX em compras de bens ou serviços – transações de PF para PJ – mostrou que ele cresceu 154% em Pernambuco nos primeiros oito meses de 2023. O segmento de alimentação, que corresponde às compras em mercados, é um dos destaques, com 12% do total das transações realizadas no período.

Tags

Autor