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Governo vai decolar Voa Brasil, mesmo com aéreas carregando dívidas de combustível na Petrobras

Costa Filho é que ele herdou uma dessas "idéias geniais" de seu antecessor, Marcio França que prometia passagem aérea a R$ 200.

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Fernando Castilho

Publicado em 18/02/2024 às 0:05 | Atualizado em 18/02/2024 às 10:41
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O hoje ministro dos Porto e Aeroportos, Silvio Costa Filho, era vereador de primeiro mandato no Recife quando a GOL comprou o que restava da Varig.

Ela virou uma grande empresa aérea começando a ocupar o lugar da Varig a tradicional empresa brasileira do setor ficando com seus slots nos aeroportos, seu programa de milhagem, Smiles e um mercado a ocupar com o diferencial de ser uma empresa de baixo custo (Low Cost).

Naqueles anos, além de aviões novos, a GOL vendia suas passagens pela internet revolucionando o setor porque podia oferecer bilhetes mais baratos - fiado - num Brasil que estava dando certo no primeiro governo Lula que, naturalmente, capitalizou o fato de milhares de pessoas estarem voando pela primeira vez.

Vôo da madrugada

Pouca gente lembra, mas a GOL inovou ao programar voo de madrugada aceitando que o freguês levasse uma bagagem quase sem limite num tempo em que a questão do custo do QAV sequer estava posta nos debates sobre a rentabilidade das aéreas.

Vinte anos depois, o presidente Lula quer capturar a ideia de oferecer passagem aérea mais barata numa realidade completamente diferente a começar pela própria condição da GOL. Como se sabe, ela pediu Recuperação Judicial, nos Estados Unidos para tentar “ganhar pista” para sua dívida de R$ 20 bilhões parte dela resultante das dificuldades de custos com o querosene de aviação que segundo a associação do setor é 32,5% mais caro que no país quem que a GOL pediu concordata.

Operar idéia genial

O problema de Silvio Costa Filho é que ele herdou uma dessas “idéias geniais” de gestor mal assessorado. Como a que teve Marcio França que - sem consultar ninguém - lançou um programa que prometia passagem aérea a R$ 200, sustentada na tese de aproveitamento dos assentos vazios das aeronaves.

Qualquer carregador de bagagem do Aeroporto Santa Magalhães de Serra Talhada, onde o ministro teve exatos 73 votos, sabe que isso não tem como dar certo. Porque, ao contrário do que pensa França, avião lotado com passagem vendida a preço baixo dá prejuízo porque gasta mais combustível do que se decolasse vazio.

Mas Lula quer

Só que o presidente Lula - que repreendeu Março França numa reunião ministerial quando ele era ministro dos Porto e Aeroporto - gostou da idéia e deu uma “se vira” para Costa Filho resolver o problema e botar o povo para voar.

Devo e não nego

A questão central é que as empresas não querem, e não estão dispostas, a fazer o programa decolar. Porque estão numa situação dramática apesar dos bons números de 2022 e 2023 em termos de venda de assentos exatamente pelos custos do querosene de aviação.

Em 2022, quando do retorno da pandemia, elas compraram R$30 bilhões de QAV quando os preços dispararam. Ano passado, o valor caiu para próximo de R$24 bilhões, depois que a Petrobras baixou os preços. Mas há uma informação de que, juntas, as três grandes empresas têm uma dívida de R$6 bilhões na estatal que não põe isso explicitamente nos seus balanços.

Fator 123milhas

Para completar, só agora as empresas estão se recuperando do “efeito 123milhas” que quase desorganizou o setor ao vender (em reais e com até 50% de desconto), passagens pagas às companhias com as milhas que elas deram de graça nos seus programas de fidelidade.

O impacto financeiro da 123milhas ainda não está muito claro nos balanços das empresas. Mas sabe-se que foi sério porque, em milhares de voos, GOL, TAM e Azul tiveram que transportar um grande número de passageiros que, através da agência de viagens online, não pegaram um real pelos seus voos as aéreas pagas como milhas.

Pobre no avião

A proposta do Voa Brasil é que 800 mil estudantes do ProUni e 20,8 milhões de aposentados do INSS que recebem até dois salários mínimos comprem suas passagens com no mínimo três meses pagando tarifas a partir de R$200, por trecho. Até agora nem Costa Filho nem as empresas disseram o custo disso nos tanques de QAV das suas aeronaves. Mas ele vai ser lançado pelo presidente Lula dizendo que está colocando o pobre para voar de avião de novo.

Resta saber o que as empresas vão receber de apoio para seus problemas de caixa seja do BNDES ou até mesmo da Petrobras que, apesar de já avisar que não vai perder dinheiro com o programa, sabe que terá que não só baixar os preços, mas dar pista as aéreas, provavelmente alongando o período de pagamento das faturas atrasadas nos contratos de clientes.

Lojas Avenida

A rede de Lojas Avenida chega a Pernambuco nesta quinta-feira (22) abrindo sua primeira unidade em Petrolina. Ele é a maior rede de vestuário do Centro-Norte do país com mais de 150 Lojas Avenida, em 14 estados do Brasil e o Distrito Federal. Este ano, a rede programa inaugurar mais de 40 unidades em 2024 superando as 39 de 2023.

Casa bonita

O Recife está entras as 10 capitais onde os consumidores mais estão interessados em artigos de casa de decoração no Brasil segundo o levantamento realizado pela ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores) em parceria com o instituto IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial), o consumo por região apresenta forte concentração no Sudeste, totalizando 47,2%. NO Nordeste, Salvador lidera o ranking no segmento.

Due Diligence

O advogado Augusto Lócio, especialista em Direito Imobiliário fala sobre "Due Diligence nos contratos de Compra e Venda e de Permuta de Imóveis" a convite do Centro de Estudos do Direito Imobiliário (CESDI Cursos) e do Sindimóveis/PE, no Empresarial Riomar Trade Center Torre 5, no Pina. Informações no 99377.1630.

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