A empresa pernambucana Um Telecom Serviços de Tecnologia em Internet Ltda. obteve do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a aprovação do financiamento no valor de R$ 41 milhões para implantar o primeiro Data Center Tier 3 no Estado de Pernambuco.
O financiamento foi aprovado no âmbito do BNDES Funttel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações), na linha de apoio à inovação e confirmado nesta sexta-feira pelo presidente do BNDES Aloizio Mercadante, ao CEO da Um Telecom, Rui Gomes.
O data center ficará no Recife e será o primeiro de grande capacidade (mais de 150 racks disponíveis) com a classificação Tier 3 no Estado. Essa classificação garante critérios de alta disponibilidade em energia, climatização e segurança.
No Brasil, existem aproximadamente 87 Tier 3, dos quais 85% estão na região Sudeste. Na região Nordeste, Fortaleza (CE) possui três unidades de uso comercial e João Pessoa (PB) mais uma.
Mais serviços
Em operação, a estrutura terá amplo espaço no local para instalação de outras empresas que farão parte do ecossistema, o que permitirá a disponibilização de serviços digitais em diversos segmentos (computação em nuvem, 5G, cyber segurança, Internet das Coisas, entre outros).
Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, a infraestrutura digital é um eixo fundamental para o desenvolvimento do Nordeste. “Aliada ao uso de energias renováveis e exportação de serviços tecnológicos, pode ser uma forma de acelerar a sofisticação produtiva da região”, disse ele.
Segundo ele,o BNDES “está atento a essa oportunidade regional para a empresa nordestina Um Telecom, que irá operar parte com energia solar, e irá vender serviços para empresas de diversos segmentos, inclusive as grandes empresas de tecnologia mundiais”, completou.
Financiamento
Com o financiamento por meio do BNDES Funttel, a Um Telecom poderá investir em obras civis e instalações dos diversos tipos de sistemas (geradores, ar-condicionado, rede elétrica etc.), além de adquirir móveis, utensílios, máquinas e equipamentos, como subestação, geradores, racks, nobreaks, iluminação, controle de acesso etc.
Para o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, José Luis Gordon, a aprovação do financiamento para a Um Telecom segue diretrizes do Plano Nacional de Telecomunicações e está alinhada à Nova Indústria Brasil, política industrial do Governo Federal.
“É um estímulo ao desenvolvimento e à inovação de soluções tecnológicas e atende ao objetivo central que é ampliar a competitividade da indústria brasileira de telecomunicações”, ressalta. “Além disso, o data center contribuirá para a descentralização das infraestruturas críticas no país que, sobretudo nesta área, estão concentradas em poucas cidades.”
Capacidade de tráfego
O Data Center um serviço que proporciona ao cliente acesso a uma infraestrutura onde se pode contar com aluguel de racks e componentes como servidores, storages e switches, entre outros.
Também há o fornecimento de energia, refrigeração e segurança física e ambiental para acomodação dos componentes dos clientes dentro de padrões de umidade e partículas adequados, além de sistemas robustos de prevenção de incêndio.
Para complementar a infraestrutura de alta qualidade, há operação, manutenção e segurança física, disponível 24h por dia e 365 dias por ano em um ambiente Tier 3, que possui redundância para realizar qualquer manutenção preventiva que possa ser solicitada em toda a infraestrutura, sem que haja necessidade de suspender nenhum serviço crítico.O Datacenter UM está disponível nas modalidades Hosting e Colocation.
Hub de dados
Segundo o CEO da Um Telecom, Rui Gomes, a ideia é que, a partir da construção de um data center de grande capacidade em Pernambuco, o Estado se torne um hub de dados. Esse é um passo importante para infraestrutura digital, não só para Pernambuco, mas para o nordeste, e para o Brasil.
"A capital pernambucana se situa a um raio de 800 km de 90% da população e do PIB da Região, iremos trazer o conteúdo e os serviços digitais mais para próximo do usuário, mudando a forma de distribuição de dados no Nordeste".
A Um Telecom possui uma rede de mais de 20.000 Km de fibra óptica instalados em todo o Nordeste, passando por todas as capitais e dando acesso às 200 cidades mais importantes da Região, conectividade que justifica a instalação de um Data Center no Recife.
Ela é uma empresa de infraestrutura de serviços digitais com portfólio variado dentro de cinco verticais de produtos: Computação em Nuvem (Cloud e Datacenter), Segurança da Informação, Conectividade, Mobilidade (MVNO) e Serviços Gerenciados.
Ainda seguindo Rui Gomes, o empreendimento deve gerar um ecossistema de infraestrutura digital, atraindo novas empresas, tanto de data centers, como também de cabos submarinos, de tecnologia, etc.
Admitindo que o futuro da economia passa pelo digital, esse será um marco para o nosso desenvolvimento. Um outro ponto muito importante é que esse data center contribuirá para a descentralização das infraestruturas críticas do País. O Brasil concentra bastante esse tipo de infraestrutura.
Para o CEO da Um Telecom, além de ser um diferencial competitivo do País, a descentralização é também uma questão de segurança nacional, uma vez que um incidente em um desses locais atualmente pode trazer um dano muito significativo para o país.
Pernambucana
Fundada em 2010, a empresa atende os mercados de provedores regionais, operadoras, setor público e consumidores finais corporativos, com operações em todos os estados da região Nordeste e em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Dois dos principais diferenciais competitivos da companhia são a robusta rede de fibra óptica com mais de 20 mil quilômetros e uma experiente equipe de arquitetura de produtos, que customiza as entregas, atendendo às necessidades específicas de cada um dos clientes.
A operadora, explica Rui Gomes, CEO da Um Telecom, quer que Recife venha a se tornar um novo polo para a atração de empresas interessadas em construir novas rotas de cabo submarino.
"É importante que haja uma diversificação dos pontos de chegada no Brasil, porque todo mundo no mesmo lugar é sempre um risco", disse o executivo.
Cabos submarinos
A Um Telecom, que tem foco na oferta de serviços corporativos e atacado, quer ampliar a oferta de serviços em nuvem, e por isso o novo datacenter é fundamental.
Ela também vem apostando na cidade do Recife ser a capital do Nordeste mais bem localizada em relação à proximidade com grandes centros urbanos e boa posição de saída para o Oceano Atlântico.