As pessoas que visitam o zoológico de Viena, na Áustria, têm a oportunidade, além de conhecer os animais que estão lá, de levar uma arte feita por um morador "artista". São as pinturas feitas pela urso panda Yang Yang. Ela, que ficou conhecida por dar à luz dois filhotes há dois anos, aprendeu a pinta recentemente.
Suas obras abstratas lembram desenhos infantis e estão sendo comercializadas pelo zoo por 490 euros cada, o que dá cerca de R$ 2,4 mil. O local entrega ao comprador, inclusive, certificado de autenticidade das telas.
Leia também: Bombeiros resgatam cachorro preso dentro de cano
Fotógrafa alemã cria série de retratos engraçados de ‘cães voadores’
Parque de Exposições realiza 70º evento de adoção de cães e gatos
Criação de livro
Com o dinheiro arrecadado com a venda das pinturas, haverá a produção de um livro com ilustrações sobre a vida dos pandas na capital austríaca, feito pelo fotógrafo Daniel Zupanc. Orçado em 25 mil euros, o projeto também está em um site de financiamento coletivo.
Além das pinturas de Yang Yang, a campanha oferece visitas guiadas aos bastidores do programa de reprodução de pandas e até bambus com marcas de mordidas dos animais.
Quem se interessar pelo livro ainda pode encomendá-lo por um preço especial e pagar por uma edição "autografada" feita pela artista animal.
O fotógrafo promete um livro ilustrado que vai mostrar lindas fotos dos pandas do zoológico, além de contar a história dos ursos, incluem a chegada do casal Yang Yang e Long Hui, em 2003, até o nascimento dos gêmeos Fu Feng e Fu Ban.