Olha que trabalho bacana: socioeducandos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), após participarem de curso oferecido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), agora produzem camas artesanais para cães.
Leia também: Leishmaniose: doença pode afetar animais e humanos
Casal coloca cachorro para descobrir sexo de bebê em chá de revelação
Como tratar e prevenir as otites em pets?
O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes afirma que as peças confeccionadas pelos internos são feitas a partir do reaproveitamento de materiais que seriam descartados na natureza, dando acabamento ecologicamente correto ao produto.
Para produzir as caminhas, um pneu revestido com espuma e tecido colorido é usado. Os preços do produto variam de R$ 25 a R$ 40. O objetivo é que os adolescentes consigo mais espaços de apoio no processo de ressocialização. Alguns produtos feitos pelos internos estão sendo expostos e comercializados em shoppings.
O interesse nos produtos pet feitos pelos adolescentes em semiliberdade ocorreu por meio de uma junção de comunicação e solidariedade. Dias antes de a parceria ser firmada com a Agropet, a Casem Caruaru recebeu uma palestra sobre direitos dos animais promovida por integrantes do Grupo de Apoio Especial e Defesa Animal de Caruaru (Gaeda).
Na ocasião, sensibilizados com o tema tratado, os próprios socioeducandos se dispuseram a doar uma cama pet produzida por eles para uma das protetoras da instituição.