Informações e dicas para cuidados do seu bicho de estimação, seja ele um gato, cachorro, pássaro ou peixe de aquário, além de dicas de alimentação, adestramento, saúde e outros serviços
Meu Pet

Fique por dentro das novidades do mundo pet e confira as melhores dicas para cuidado de gatos, cachorros e outros bichinhos de estimação

Rapidez e eficiência são fundamentais em emergência veterinária

Publicado em 06/01/2020 às 7:57 | Atualizado em 23/01/2020 às 18:45
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

Foi durante um momento de lazer, enquanto assistia televisão, que Cristiane Rego Lima, esposa do analista de controladoria José Carlos Adelino da Silva, percebeu que Faraó, o cachorro do casal, tinha engolido uma agulha. Eu estava trabalhando e de repente o telefone tocou. Era minha esposa me ligando apavorada dizendo que ele havia engolido uma agulha, em casa. Chegamos no 4 Patas  e de pronto fomos encaminhados para raio-X, ultrassom e todo aquele procedimento de emergência. Doutora Sheyla prestou todo o atendimento e, quando examinou, aplicou um calmante e Faraó foi levado para a cirurgia, relembra Adelino.

Toda a agilidade no atendimento foi fundamental para a recuperação do pet, pois a agulha poderia perfurar algum órgão, agravando o quadro. Nesse processo, ter uma estrutura completa e tecnologia à disposição auxiliaram todo o atendimento realizado pela veterinária Sheyla Magalhães, proprietária do Hospital 4 Patas.

O hospital foi pensado no bem-estar do animal e voltado para o trabalho humanizado. Durante todo o processo, essa interação que a gente tem com o tutor é fundamental, porque percebemos como o animal passa a ser um membro familiar, tem uma relação importante com as pessoas. Recuperar esse bichinho é muito gratificante, complementa a médica.

A preocupação inicial e o nervosismo da família se transformaram em ainda mais amor e cuidado depois de todo o procedimento emergencial, que deixou Faraó saudável novamente. Ficamos até o final da cirurgia e tudo saiu bem. Foi temeroso, mas ao mesmo tempo se sucedeu de uma maneira muito boa, recorda Adelino.

A equipe de profissionais que acompanham Sheyla atende em diversas especialidades oferecidas no hospital. Aqui no 4 Patas nós trabalhamos com praticamente todas as especialidades veterinárias. Cardiologia, nefrologia, dermatologia, oftalmologia, endocrinologia, neurologia e ortopedia. Além disso, tem também a parte de clínica médica de felinos, de silvestres, clínica cirúrgica e oncologia, destaca a veterinária especialista em cardiologia Gabriela Ribeiro.

Além dessas, todo o serviço da emergência é pensado para o atendimento de eficiência. Gabriela detalha: O fundamental é estabilizarmos o animal em emergência, que é aquele em risco iminente de óbito. Aqui a gente tem toda a estrutura, todos os profissionais capacitados para estabilizar o quadro daquele paciente e poder continuar o tratamento no internamento.

Responsável pelos atendimentos oftalmológicos do 4 Patas, Carolina Santoyani, também veterinária do hospital, enfatiza o acompanhamento caso a caso, principalmente em animais de raça, onde a pré-disposição para problemas oftalmológicos é maior. Os cachorros sempre precisam de um acompanhamento oftálmico, porque os casos são muitos e não há muitos profissionais na cidade. A gente costuma dizer que olho não dá uma segunda chance. Se você perde tempo tentando tratar, pode acabar agravando o quadro de modo irreversível, explica.

Complementando esse cuidado, a veterinária Gabriela Teixeira atenta também para os atendimentos de rotina que os tutores devem manter. Nós humanos precisamos de exame de rotina e os animais saudáveis também. Para o tutor, muitas vezes o paciente está saudável clinicamente e externamente ele está bem, mas ao realizar um exame de rotina, a gente detecta uma patologia que, quanto antes tratada, aumenta a qualidade de vida daquele paciente. No caso de filhotes, também é importante realizar os exames assim que são adquiridos, para poder iniciar o protocolo vacinal e ter um retrato fiel da saúde daqueles animais, finaliza.

Últimas notícias