Informações e dicas para cuidados do seu bicho de estimação, seja ele um gato, cachorro, pássaro ou peixe de aquário, além de dicas de alimentação, adestramento, saúde e outros serviços
Meu Pet

Fique por dentro das novidades do mundo pet e confira as melhores dicas para cuidado de gatos, cachorros e outros bichinhos de estimação

COLUNA MEU PET

Coceira é normal? Saiba quando o hábito vira problema de saúde para cães e gatos

Considerado natural, o ato de coçar pode apontar problemas de saúde nos pets; veterinário explica cuidados

Priscila Miranda
Cadastrado por
Priscila Miranda
Publicado em 12/08/2020 às 12:20
Pixabay
Tutores devem observar se coceira nos pets está excessiva, indicando problemas de saúde - FOTO: Pixabay

Por Priscila Miranda, da coluna Meu Pet

Quem nunca reparou naquela coçadinha com a pata que o cachorro e o gato costumam dar pelo corpo? Tido como um hábito do pet, o ato de coçar pode, muitas vezes, estar associado a problemas de saúde.

O médico veterinário Alexandre Melo explica que a coceira nos cães e nos gatos deve ser vista como um sinal de alerta quando se torna excessiva. O tutor deve observar se o ato de coçar está afetando atividades comuns do pet, como comer e brincar.

“Quando o nível de coceira excede o padrão de comportamento daquele animal, ele precisa ser levado ao médico veterinário para avaliação. Uma dica para a gente saber se o nível de coceira é exagerado ou não é quando o animal adquire alguns comportamentos que, antes, ele não tinha. Por exemplo, um animal que está se alimentando ou brincando e entretido com alguma atividade e para para se coçar, isso não é normal”, avalia o especialista.

Leia também: >> Saiba como prevenir a gripe em cães e gatos

>> Pulgas e carrapatos podem ser levados para dentro de casa através da roupa

>> Protetora pede ajuda após resgate de 15 cães que eram usados para reprodução em Jaboatão

Outro ponto de alerta que o veterinário levanta é que, para além da coçadinha feita com a pata levantada, o pet pode manifestar outros comportamentos que indicam algum desconforto na pele. “Animais que lambem as patas e o corpo em excesso, isso pode ser um sinal de coceira. Animais que passam a patinha no rosto, que esfregam o rosto ou partes do corpo no chão ou contra uma parede… o próprio hábito de chacoalhar a cabeça pode ser um sinal de coceira”, elenca Merlo.

Principais causas

O veterinário explica que, de maneira geral, as principais causas da coceira nos pets são relacionadas a problemas na própria pele, como alergias a produtos externos ou infestação de ectoparasitas, como pulgas, carrapatos e piolhos. Mas ele lembra também que a pele pode se transformar em um reflexo de outras complicações no organismo.

“Ela é um órgão que, às vezes, traduz o que está acontecendo em outras partes do corpo. O animal pode ter uma doença que nós chamamos de ‘sistêmica’ e, além de outros sintomas, o animal pode sim ter problema na pele como um reflexo. Existe uma condição em cães e gatos chamada de ‘dermatite psicogênica’. O animal pode lamber em excesso as patinhas por um problema psicológico.”

Prevenção

Para evitar que condições de saúde se agravem no seu animalzinho de estimação, é preciso manter uma rotina de cuidados. Observar se produtos de higiene, como xampus, cremes, sabonetes e perfumes que o animal possa utilizar são adequados para o tipo de pelo e pele dele.

“A melhor maneira de evitar a coceira é manter a saúde da pele adequada. Então, isso pode ser feito através de banhos, que tem que ter uma frequência correta, um produto adequado para fazer o banho. Nós precisamos manter a hidratação da pele, escovar o pelo dos animais pelo menos uma ou duas vezes por semana, pois isso ajuda a limpar a pele e a remover pelos mortos, e manter também esse animal sem ectoparasitas”, elencou o veterinário.

Comentários

Últimas notícias