Informações e dicas para cuidados do seu bicho de estimação, seja ele um gato, cachorro, pássaro ou peixe de aquário, além de dicas de alimentação, adestramento, saúde e outros serviços
Meu Pet

Fique por dentro das novidades do mundo pet e confira as melhores dicas para cuidado de gatos, cachorros e outros bichinhos de estimação

COLUNA MEU PET

Descubra o que o xixi e o cocô do seu pet dizem sobre a saúde dele

Características das fezes e da urina de cães e gatos podem indicar problemas na saúde; veterinário explica

Priscila Miranda
Cadastrado por
Priscila Miranda
Publicado em 25/08/2020 às 11:23
Free Images
Tutotes devem prestar atenção ao momento do xixi e do cocô dos pets - FOTO: Free Images

Por Priscila Miranda, da coluna Meu Pet

Você costuma observar o cocô e o xixi do seu bichinho de estimação? As necessidades fisiológicas dos animais, assim como as dos seres humanos, podem indicar como está a saúde do organismo deles. Por isso, é importante prestar atenção a características como cor, cheiro, formato das fezes e da urina e até mesmo a frequência com que o cachorro e o gato fazem suas necessidades.

O médico veterinário Darlan Victor aponta que não existe um número exato de vezes que esses animais devem fazer xixi e cocô diariamente, mas uma média precisa ser observada.

Leia também: Coceira é normal? Saiba quando o hábito vira problema para cães e gatos

>> Pulgas e carrapatos podem ser levados para dentro de casa através de roupas

O xixi, por exemplo, costuma ser feito em um intervalo de quatro a seis horas, para animais adultos, enquanto filhotes e pets idosos tendem a urinar com mais frequência, num intervalo menor.

“Em relação ao [ato de] defecar do cão e do gato, pode ser uma vez ao dia, mas também pode chegar até três vezes por dia. O animal pode ter essa variância, dependendo da raça, da atividade física que ele faz e da quantidade de alimento que ele ingere durante o dia”, explica.

O veterinário também comenta os aspectos que apontam que a urina e as fezes do pet estão saudáveis.
“Em relação à urina, ela deve ser de tom claro, podendo chegar a um límpido branco ou até um pouco amarelado. Isso vai variar muito se o pet demora mais a urinar - no caso de cães, se eles seguram mais urina para fazer durante o passeio. Em relação às fezes, elas devem ser num tom marrom, chegando num tom às vezes esverdeado ou amarelado, dependendo de algumas rações e o tipo de alimentação. O formato geralmente [é] cilíndrico, [fezes] não muito duras, porque endurecidas indicam que estão ressecadas, se o animal estiver ingerindo pouca água, mas também não podem ser muito pastosas.”

Doenças

O especialista aponta ainda que infecções são as principais causas de problemas relacionados a desarmonias intestinais e urinárias dos pets.

“Em questão do trato urinário, vai alterar o odor da urina, a sua coloração também, o animal pode sentir dor ao urinar. Em relação às fezes, a gente tem muita alteração com infecção alimentar, principalmente nos cães. Hoje, como eles têm uma vida muito ligada ao humano, então eles se alimentam quase que com uma dieta parecida com a nossa, muitas vezes até errada. As fezes podem ficar mais moles, com tons avermelhados, se for uma infecção muito grave, podendo chegar a dor”, afirma Darlan, complementando que outros tipos de infecções, como as virais, também podem causar infecções intestinais também.

Uma dica para que o dono do animalzinho se mantenha atento à saúde dos pets na hora do xixi e do cocô é criar um espaço para o momento - seja dentro de casa ou durante um passeio.

“Os cães tendem a escolher os lugares onde eles mais gostam de fazer. Seja no ‘pipi dog’ ou seja na hora do passeio. Isso é uma questão de condicionamento e costume do animal. Então, quando o tutor adquire um animalzinho e tem a responsabilidade sob ele, deve condicionar o animal, levar a passear se for o caso, e ensinar a usar o pipi dog se for um animal que vive confinado dentro de casa ou apartamento”, finaliza Darlan.

Comentários

Últimas notícias