COLUNA MEU PET

Saiba como prevenir doença do verme do coração em cachorros

Doença é transmitida por mosquitos e pode comprometer a saúde dos animais

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Rainheri

Publicado em 20/01/2021 às 15:00
Notícia
X

Nesta época do ano, em que as temperaturas começam a subir, é muito comum que surjam campanhas contra o mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya, com recomendações de como evitá-lo. Mas você sabia que o Aedes aegypti e outros mosquitos também podem ser transmissores de uma doença que afeta o seu cachorro?

>> Veja receitas caseiras de picolé para cachorro e gato

>> Você sabia que existem esquilos em Pernambuco?

Conhecida como doença do verme do coração, a dirofilariose canina é causada por um parasita e tem como transmissor algumas espécies de mosquitos. “O mosquito infecta o animal com as minúsculas larvas do verme enquanto se alimenta do seu sangue. Uma vez no organismo, essas larvas migram pelos tecidos do corpo do animal em direção ao coração e aos vasos sanguíneos do pulmão, onde crescem e se tornam vermes adultos”, explica o médico veterinário Alexandre Merlo.

>> Como cuidar do pet no verão? Veja mitos e verdades

De acordo com o especialista, o agravante da doença é que, em seu estágio inicial, o cão não apresenta sintomas, o que dificulta o diagnóstico. “Tosse, emagrecimento, dificuldade para respirar e fadiga são algumas das manifestações que podem surgir após alguns meses de infecção. O maior problema causado pela dirofilariose é a insuficiência cardíaca, que pode levar o cão à morte”, acrescenta Merlo.

Se você mora na praia, costuma levar seu cão ao litoral ou ainda vive em áreas com incidência alta de mosquitos, a maneira mais rápida e eficaz de protegê-lo é fazendo a prevenção. “É importante ressaltar que, apesar de as áreas litorâneas apresentarem condições mais favoráveis ao desenvolvimento de mosquitos, a infecção também é detectada em outras regiões do País, mesmo em estados distantes do litoral. Por isso, a prevenção da dirofilariose deve ser feita em todos os cães e de forma regular ao longo do ano todo, até mesmo para impedir que a doença se alastre ainda mais e atinja lugares livres desse mal”, alerta Merlo.

VEJA MAIS EM https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/meu-pet

Tags

Autor