SAÚDE

Confira dicas sobre como dar remédio para cães e gatos

Administrar comprimidos e remédios em gotas nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando o animal é bravo, hiperativo ou filhote. Mas as dicas trazidas pela coluna Meu Pet podem facilitar a missão

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 15/06/2021 às 8:00 | Atualizado em 15/06/2021 às 12:14
Notícia
X

Ter um pet doente já é um momento de grande tensão para tutores, e, para alguns, pode ser agravado ainda na hora de medicá-lo. Administrar comprimidos e remédios em gotas nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando o animal é bravo, hiperativo ou filhote. Por isso, seguir as recomendações de veterinários sobre quais e como utilizar os medicamentos é de extrema importância para que o tratamento tenha êxito.

"Respeitar as orientações do veterinário ajuda a evitar complicações. Cada medicamento tem um período para efetivamente controlar os efeitos da doença. Portanto, se o remédio não for administrado de forma correta a saúde do pet pode piorar", alerta a médica veterinária Thais Matos.

Jade Petronilho, também médica veterinária, explica que a principal diferença em como dar comprimido para cães e gatos, é que os bichanos, além de menores, podem ser mais "desconfiados".

"Não adianta usar o truque de misturar o remédio com um pedaço de carne, você jamais vai enganar o gato desta maneira. Os felinos possuem um paladar mais exigente, um olfato super apurado e podem facilmente perceber o medicamento no meio da comida. Diferentemente de alguns cães, que engolem sem nem pensar duas vezes, o gato tende a "investigar" sua refeição minuciosamente antes de comer", menciona Jade.

Para Petronilho, o ideal é que cães e gatos sejam acostumados a serem medicados desde jovens. "Quando temos um filhote em casa, é super indicado que os pais do pet mimetizem situações que podem ocorrer ao longo da sua vida, sempre associando com algo positivo. Fingir que dá um comprimido e, a seguir fazer carinho ou dar algo que ele gosta de comer pode auxiliar demais todo esse processo e será algo que ele levará para toda a vida", afirma.

"Optar por produtos palatáveis, que tenham sabor agradável e sejam atrativos para eles também é uma boa pedida. Hoje em dia, muitas marcas pensam nessa questão antes de criar um medicamento para animais", completa.

Confira as dicas:

  • Use a hora da comida para dar remédio para o cãozinho: essa é uma técnica comum e costuma funcionar bem. O tutor pode aproveitar a hora da refeição para fazer o pet engolir o medicamento sem perceber. Uma das maneiras é misturar o comprimido na ração, lembrando, sem que o pet veja. Outra dica é esconder o comprimido em uma comida mais pastosa ou úmida. Existem diversas opções de rações úmidas e patês nas lojas especializadas em produtos para pets. Se o tutor preferir, também pode fazer em casa, umedecendo um pouco a ração. Os grãos logo se transformarão em um "bolo". Assim, é só esconder a medicação no meio e servir.
  • Um petisco pode ajudar: se mascarar o remédio na ração não teve sucesso, é hora de apelar para a comida favorita do pet. Pode ser uma carne, um legume ou uma fruta, por exemplo. Mas é claro, desde que seja um petisco saudável. A banana é uma ótima pedida, pois a maioria dos cães adora e é fácil de colocar algo dentro. Outra dica é utilizar a pasta de amendoim (sem açúcar), que os pets adoram. Cães e gatos não resistem a essa guloseima cremosa e os tutores podem utilizá-la para camuflar os comprimidos.
  • Comprimido ou cápsulas para os felinos: a técnica para conseguir dar o medicamento para gatos bonzinhos, é: 1. Abrir a boca do pet com gentileza 2. Colocar o comprimido o mais profundo possível na boca do gatinho 3. Fechar a boca do pet por 30 a 40 segundos, mantendo a cabeça do gato inclinada para cima. 4. Fazer leve massagem na região da garganta do pet. Outra dica é enrolar o gato em uma toalha, para que nem ele nem o tutor se machuque no procedimento. Se for um tratamento para parasitas, uma opção mais palatável são os vermífugos em forma de pasta, os gatos costumam se adaptar bem. O pai ou mãe de pet pode contar ainda com a ajuda do aplicador de comprimido (para cães e gatos). O produto pode ser encontrado em lojas especializadas em produtos para pets.
  • Se o remédio for líquido: neste caso o tutor vai precisar de uma seringa (sem agulha). A técnica é manter a boca fechada do pet com a cabeça inclinada para cima. Levante delicadamente o lábio do pet. A dica é colocar o bico da seringa e inseri-la o máximo possível pela lateral da boca do pet, entre os dentes e a gengiva, injetando lentamente o remédio. No caso do cãozinho, para evitar que ele cuspa o remédio, o tutor pode fechar a boca dele e soprar levemente o focinho, isso faz com que o pet queira lamber o nariz. Dessa maneira, ele faz o movimento de engolir a saliva, isso o ajuda a engolir a medicação. Alguns cães regurgitam a medicação minutos depois da ingestão. Portanto, o tutor precisa ficar atento. Nesses casos, o veterinário deve ser consultado para saber como agir.

Tags

Autor