CURIOSIDADE

Preto e branco? Embaçado? Saiba como os cachorros e os gatos enxergam o mundo

Para responder a dúvidas sobre como seu cachorro e gato veem o mundo, a coluna Meu Pet convidou a médica-veterinária e oftalmologista Nathalia Carneiro

Katarina Moraes
Katarina Moraes
Publicado em 26/09/2021 às 8:00
Notícia
PIXABAY
Cachorros e gatos conseguem ver e identificar as cores amarelo, azul e cinza - FOTO: PIXABAY
Leitura:

Qual tutor já não ouviu ou leu que o seu animal enxergava em preto e branco, por exemplo? Ou que viam tudo embaçado? Vários mitos rondam o imaginário comum quando se trata da visão de pets, ainda que a comunidade científica tenha uma opinião bem consolidada sobre o assunto. Para responder a dúvidas sobre como seu cachorro e gato veem o mundo, a coluna Meu Pet convidou a médica-veterinária e oftalmologista Nathalia Carneiro. Confira:

JC: Doutora, é verdade que os cães veem cores limitadas?

Nathalia Carneiro: Sim! Eles não conseguem ver o mesmo espectro que a gente. Por não terem mácula (pequena região no centro da retina, que permite que uma pessoa possa ver detalhes), as cores que os animais conseguem ver e identificar são o amarelo, azul e cinza. Como a imagem abaixo:

DIVULGAÇÃO
Diferença entre os espectros de visão de humanos e cachorros - DIVULGAÇÃO

Quais as outras características que diferem nossa visão da deles?

Nathalia Carneiro: A visão deles é mais embaçada e não conseguem ver os detalhes de objetos. Mesmo sem ter uma visão capaz de distinguir muitas cores, os bichinhos são capazes de detectar qualquer movimento. Por conta do campo de visão, que é maior do que o do humano.

Eles de fato enxergam melhor no escuro?

Nathalia Carneiro: Sim. Enxergam muito melhor que os humanos no escuro devido à presença de diversos bastonetes na visão, que é um componente da retina responsável pela recepção de luz.

 

 

A visão muda de acordo com a raça?

Nathalia Carneiro: Não. A mudança que acontece pode ser de acordo com a espécie. Por exemplo: uma ave enxerga muito melhor que um cão. Mas em relação à raça, não tem diferença. O que pode acontecer são algumas doenças que podem ser mais prevalecentes em algumas raças.

Cientistas têm em geral uma opinião unificada sobre esse assunto? Ou ainda é muito discutido?

Nathalia Carneiro: Não é algo discutido, até porque já está determinado. Existem estudos e tabelas derivados de milhares de pesquisas. Então não é nada discutido porque ninguém procura mais saber.

E o que difere a visão de gatos para a de cachorros?

Nathalia Carneiro: É praticamente da mesma forma que os cachorros. A diferença é que no período da noite, eles conseguem enxergar ainda melhor. Devido a uma quantidade maior de bastonetes no olho.

Conhece alguma história curiosa sobre animais de estimação e quer vê-la publicada na Meu Pet? Envie sua sugestão para kgonzaga@jc.com.br

PIXABAY
A - FOTO:PIXABAY
DIVULGAÇÃO
Diferença entre os espectros de visão de humanos e cachorros - FOTO:DIVULGAÇÃO

Comentários

Últimas notícias