CURIOSIDADE

Veja vídeos de gatos sob efeito de catnip e saiba tudo sobre a "erva dos gatos"

Entenda por que a planta causa euforia nos felinos, e como deve ser utilizada

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 28/08/2021 às 8:00 | Atualizado em 28/08/2021 às 15:06
Notícia
X

A primeira vez que ouvi falar de "catnip" foi em uma consulta veterinária logo após ter adotado uma gata. Ainda que tivesse sido indicada pela própria médica, não confiei que uma planta que causa euforia nos felinos pudesse fazer bem - um estranhamento inicial sentido por todos os tutores.

Entretanto, ao pesquisar e ouvir especialistas, entendi que os benefícios dela são explicados cientificamente e aceitos tanto na área médica, quanto no mercado pet, que já usa e abusa da conhecida "erva-do-gato" em seus produtos.

Desenvolvida naturalmente na Europa e Ásia, a erva-dos-gatos foi usada para fazer chás nos tempos dos romanos. Na Idade Média, as folhas ajudavam a condimentar carnes. Atualmente, no Brasil, seu cultivo é desenvolvimento praticamente para a medicina veterinária.

Ao consumirem ou cheirarem a planta, cerca de 75% dos gatos pode ter reações curiosas, como rolar no chão, correr agitado, lamber as patinhas, miar e babar, enquanto os outros 25% são hereditariamente imunes ao catnip.

Mas atenção: a planta pode ser usada apenas uma vez por semana, para evitar que os felinos se acostumem e parem desenvolver os efeitos dela, segundo veterinários.

"É uma erva da família da hortelã que tem um cheiro que os gatos adoram. Ela funciona como feromônio, tem um composto chamado nepetalactona, que entra pelo nariz, ativa o bulbo olfatório e manda sinais para várias partes do cérebro responsáveis pelas emoções, deixando-os alegres, relaxados, liberando a tensão e causando sensação de bem estar", explica a veterinária Cristiane Aguiar.

A variedade de usos é imensa. A erva pode já estar dentro de brinquedos para felinos, como ratinhos de borracha até varinhas prontas para uso, mas também é vendida separadamente, na forma desidratada, em óleo e até em bolinhas sólidas.

Uma dica é fornecê-la ao seu gato em situações que possam causar estresse, como idas ao veterinário ou para adaptação em uma nova casa, por exemplo.

"É uma plantinha com cheiro muito bom que faz com que o animal fique alegre e pode ser usada sem moderação. Não causa nenhum mal ao animal, só traz bem estar", disse a médica-veterinária.

Na internet, a média de preço de 10g de catnip é de R$ 20. Uma opção mais em conta é cultivar a planta dentro de casa. Saiba como:

Como plantar

Segundo o site especializado Jardineiro.net, a Nepeta cataria deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, leve, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Depois de bem estabelecida, é tolerante a curtos períodos de estiagem, e não tolera encharcamentos. Após a floração, deve-se podar abaixo das flores murchas, estimulando assim seu desenvolvimento. Apesar de perene, pode perder a beleza com o tempo, devendo ser replantada a cada 3 anos. Multiplica-se por sementes e por divisão da ramagem na primavera e verão.

"A pessoa também pode cultivar o pé de catnip em casa, mas é importante que seja cultivada longe do animal, para ele não se acostumar com o cheiro", orientou Cristiane Aguiar.

Confira reação do catnip nos gatos

Conhece alguma história curiosa sobre animais de estimação e quer vê-la publicada na Meu Pet? Envie sua sugestão para [email protected]

Tags

Autor