altas temperaturas

Verão 2022: Veterinária explica como deixar o seu pet confortável na estação mais quente do ano

O incentivo a hidratação dos bichinhos deve ser o foco

Imagem do autor
Cadastrado por

Vitória Floro

Publicado em 03/01/2022 às 16:06
Notícia
X

A chegada do verão é uma época muito aguardada por todos que curtem o clima quente, é a hora de botar roupas de banho, curtir a brisa e se hidratar. Se os humanos podem se refrescar de diversas maneiras durante essa estação, os animais, por outro lado, não têm muitas opções para se livrar do calor.

A veterinária Marina Tiba explica que a troca de calor nos bichos é diferente dos humanos. Cachorros e gatos não suam como pessoas. “Eles controlam a temperatura do corpo através da língua em uma respiração mais ofegante, por exemplo. Também tendem a ter poucas glândulas sudoríparas nos coxins plantares, que são as famosas almofadinhas nas patas. Por isso, em dias muito quentes é normal que elas fiquem mais úmidas”, explica Marina.

Uma dica importante para os tutores é aumentar a oferta de água fresca na rotina do pet, a veterinária explica que o consumo ideal para uma boa hidratação é de 50 ml de água por kg de peso por dia. A profissional também alerta para o cuidado com os felinos, que merecem uma atenção especial pois tendem a ser mais criteriosos com o ambiente onde está a água.

“Os gatos costumam não gostar de potes pequenos que atrapalhem os bigodes, ou ainda bebida perto da comida”, reforça Marina.

Além da oferta constante de água, também é importante introduzir ou reforçar a suplementação de Ômega 3. Essa gordura “do bem” ajuda a evitar eventuais desconfortos causados pelas altas temperaturas, como o aparecimento de doenças de pele, por exemplo, que tendem a aumentar durante a estação.

Cães com focinhos mais curtos precisam de cuidados especiais, pois a passagem para resfriamento do ar é mais curta. Raças como Pugs, Buldogues e Shitzu merecem atenção. “Para ajudar esses cães, é possível, por exemplo, oferecer água gelada, tapetes gelados e manter o ambiente arejado. Além disso, é prudente evitar passeios entre 10h e 17h, que é quando o sol está mais forte”, esclarece Marina.

Doenças de verão

As doenças de pele são os maiores inimigos dos pets peludos durante o verão. É preciso evitar a exposição frequente e direta ao sol de cães e gatos brancos, por exemplo, pois animais com essa cor de pelo possuem maiores chances de desenvolver o carcinoma (câncer de pele).

Os bichinhos com outras colorações na pelagem também merecem cuidados. A atopia é uma condição que favorece a alergia de contato, provocando coceira e incômodo em cachorros. A sarna demodécica também é outra doença que aparece com as temperaturas mais altas.

Nesses casos, o banho pode ser uma boa pedida para aliviar calor e coceira, mas é preciso ter cuidado com o excesso de banhos, que tendem a tirar a barreira protetora que os animais naturalmente têm na pele. Dessa forma, o ideal é manter uma rotina quinzenal de higiene com água.

Tags

Autor