cuidado

TikTok: Tendência que incentiva donos de cachorros a latirem para seus pets pode ser prejudicial. Entenda

A brincadeira pode gerar ondas desnecessárias de estresse e ansiedade no cão

Imagem do autor
Cadastrado por

Vitória Floro

Publicado em 03/01/2022 às 14:08 | Atualizado em 03/01/2022 às 14:17
Notícia
X

A fama dos desafios e tendências na internet não é algo recente, o surgimento do Youtube em 2005, por exemplo, impulsionou diversos usuários a publicarem vídeos repetindo ações divertidas, vergonhosas ou até mesmo perigosas para poder viralizar na web.

Com a chegada do Tiktok, a prática se popularizou cada vez mais. A rede é responsável por emplacar diversos desafios ou challenges, nomenclatura em inglês comumente usada pelos usuários, que mobilizam a plataforma. A moda da vez incentiva que os donos de cães simulem um barulho de latido para os seus pets.

O objetivo é ver qual reação o animal terá ao escutar um latido diferente. Embora muitos dos vídeos publicados na plataforma mostrem cachorros reagindo de uma maneira inusitada e engraçada, especialistas alertam que essa pode não ser uma experiência divertida para o animal.

@mayfieldsmom Why did I do that? #dogsoftiktok #dog #bark #scared #challenge ? original sound - Jacquelyn Willis

Alguns treinadores de cães estão indo às redes se manifestar contra a “brincadeira”. Para eles, ainda que os animais de estimação possam reagir lambendo o rosto de seus donos ou abanando o rabo, isso pode significar uma resposta de ansiedade e mal-estar, na tentativa de acalmar a si mesmos e ao humano que “latiu”.

Também existe o risco de que o cachorro não reaja de uma maneira positiva, dessa forma o seu dono, responsável pela brincadeira, também estaria se colocando em risco. Os especialistas também chamam atenção para o fato que muitos donos não percebem a linguagem corporal do cão quando ele está prestes a atacar ou morder.

Tags

Autor