CUIDADOS

Saiba como manter a higiene bucal do seu pet

Mais de 80% dos cães e gatos entre 3 e 5 anos desenvolvem algum tipo de problema bucal

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 03/01/2022 às 17:04 | Atualizado em 07/01/2022 às 17:54
Notícia
X

"A saúde começa pela boca". Você já deve ter escutado essa frase pelo menos uma vez na vida. Mas talvez o que você ainda não tenha escutado é que ela também se aplica aos pets. Assim como os humanos, os pets também precisam de cuidados com a higiene bucal. Saiba como manter a higiene bucal do seu pet:

Tal como acontece com os seres humanos, os pets também também têm problemas na boca. Mais de 80% dos cães e gatos entre 3 e 5 anos desenvolvem algum tipo de problema bucal, como periodontite, fratura nos dentes, fraturas de mandíbula/maxilar e tumores na boca. A situação se torna ainda mais delicada quando o pet costuma comer o que encontra pelo chão.

"Uma das melhores formas de prevenção é manter a saúde bucal em dia", destaca a Dra. Dra. Maria Izabel Ribas, Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Escovação

Enquanto o ideal para os humanos é escovar os dentes sempre após as refeições - ou no mínimo três vezes por dia -, a quantidade de escovações ideal para os pets é de no mínimo três vezes na semana.

Cumprindo essa frequência, é possível prevenir o bafo, gengivite e problemas orais frequentes nos pets, como a doença periodontal. Esta, de acordo com levantamento do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-SP), é a doença mais frequente em pequenos animais e acomete de 70% a 80% dos cães.

É importante verificar se seu pet shop atende aos cuidados bucais. No espaço você também pode pedir dicas sobre o procedimento.

É preciso escolher uma escova de boa qualidade para seu pet: de cerdas bem macias e cabeça pequena. Além de pastas apropriadas para o uso em animais.

Pasta de dente

Assim como a frequência de escovação, a pasta de dentes dos pets difere da dos humanos. Não é recomendável ao tutor utilizar o mesmo creme para a higiene bucal do pets porque as pastas convencionais contêm produtos que, quando ingeridos pelos pets, podem causar intoxicação e gastrite.

Então, para encontrar um creme dental adequado ao seu pet, o tutor precisa buscar marcas veterinárias. É possível encontrar em pet shops pastas que não oferecem riscos ao animal em caso de ingestão.

"A pasta veterinária é formulada sem flúor ou aditivos que possam fazer mal à saúde dos cães e gatos. Tem sabor agradável, e os pets gostam de ficar lambendo o produto enquanto seus dentes são higienizados. Isso facilita a rotina de escovação dental, pois recebem a pasta como se fosse um petisco", recomenda a Dra. Dra. Maria Izabel Ribas.

Bons hábitos alimentares

É impossível falar em higiene bucal sem tocar nos hábitos alimentares. É preciso se atentar também ao que os pets estão consumindo: a dieta caseira deles pode gerar problemas bucais, como o tártaro.

Alimentos secos, por serem mais duros, contribuem para a limpeza dos dentes dos cães e gatos. "O tutor que realmente preza pela saúde do pet precisa procurar rações de qualidade garantida, que possuam nutrientes e que melhorem, não só a saúde bucal, mas a expectativa de vida dos bichinhos", diz Dr. Marcello, veterinário especialista em odontologia.

Brinquedos e petiscos

Os brinquedos são divertidos e boa forma de interação com os bichinhos. Mas você sabia que eles também podem ter a função de fazer com que os pets roam e raspem a superfície dos dentes, ajudando na higienização?

Os petiscos funcionais têm ação mecânica, por causa de seus formatos, e química em função dos constituintes, além de ser a forma mais atrativa para ajudar na limpeza bucal dos pets. Os snacks DentaStix, por exemplo, tiveram comprovação científica que seu uso diário combate até 80% da formação do tártaro.

Apesar de ajudarem na higiene bucal, os petiscos e brinquedos não substituem a escovação.

Sintomas

O tutor precisa ficar atento também a alguns sintomas que podem aparecer no pet como mau hálito e gengivite (linha vermelha acima dos dentes mais retraída junto com secreção). Outros indicativos de que algo está errado é a irritação com os problemas dentários, porque não costumam demonstrar dor.

Dentes descoloridos ou com tártaro, mastigação anormal, comida caindo da boca, apetite reduzido ou recusa em comer e sangramentos ou inchaços nas áreas ao redor da boca são sinais preocupantes. Caso sejam notados, o tutor deve procurar um veterinário.

"Saúde começa pela boca"

Assegurando a frequência de escovação e levando seu pet regularmente ao veterinário, é possível prevenir doenças em outros órgãos, como coração, fígado e rins. Essas doenças “entram” pela boca e se espalham pelo corpo, atingindo órgãos vitais.

"Prevenindo a doença periodontal estamos proporcionando longevidade e qualidade de vida aos nossos pets. A melhor forma de evitar a doença periodontal é realizar uma rotina de cuidados orais: escovação dental, uso de produtos que auxiliem no controle da placa bacteriana e visita regular ao dentista veterinário", explica Dra. Maria Izabel Ribas.

Tags

Autor