DOENÇA

Como saber se seu cachorro está com febre?

A temperatura corporal entre 38ºC e 39,2ºC é considerada totalmente normal para os cães, enquanto para os humanos é alarmante

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 03/01/2022 às 18:43 | Atualizado em 03/01/2022 às 18:44
Notícia
X

Uma das maiores dores para os pais de pets é ver seu bichinho doente. Perceber que seu cachorro está com febre, por exemplo, é um grande pesadelo, já que o organismo dos animais funciona de uma forma diferente do dos humanos. Saiba como identificar se seu cachorro está com febre e como agir caso ele esteja.

Assim como nos humanos, a febre nos animais também representa uma resposta imunológica do organismo contra algum tipo de infecção. Por isso, a elevação de temperatura corporal precisa ser levada a sério. Entretanto, a diferença de temperatura dos corpos dificulta saber se o cão está ou não com algum problema de saúde.

A temperatura corporal entre 38ºC e 39,2ºC é considerada totalmente normal para os cães, enquanto para os humanos é alarmante. Então não adianta apenas encostar na pele do animal para deduzir se ele está em estado febril. Encostar no focinho, orelhas e barrigas do bichinho para identificar a temperatura também não é suficiente.

De acordo com médicos veterinários, para aferir a temperatura de um cachorro, é preciso introduzir o termômetro no reto do bichinho até que a ponta do instrumento possa encostar na mucosa do intestino. E não pode ser qualquer termômetro, tem que ser um específico para animais, com haste flexível para não machucar o pet.

Se o tutor perceber a elevação de temperatura corporal no cão, o ideal é levar o pet ao veterinário. A febre dos bichinhos vem acompanhada de outros sintomas. Então, é preciso que o tutor fique atento a outros sintomas.

Um dos sintomas comuns nos pets que estão com febre é a falta de apetite. O cão também pode ficar mais quieto que o normal, não responder a estímulos e apresentar dor, cansaço e apatia.

Em quadros mais severos, o pet pode ter quadros de tosse, espirros, secreção, vômito, diarreia e tremores. Caso o bichinho apresente esses sintomas, o ideal é procurar ajuda veterinária imediatamente. Dar banho gelado ou oferecer medicamentos por conta própria está fora de cogitação.

 

Tags

Autor