treinamento

Como treinar o cachorro para fazer xixi no local certo

Existem métodos e treinamentos específicos para educar o seu amigo felpudo nesse aspecto

Imagem do autor
Cadastrado por

Vitória Floro

Publicado em 04/01/2022 às 10:06
Notícia
X

Uma das missões mais difíceis de para os donos de pet é fazer com que o seu cachorro consiga realizar as necessidades no lugar certo. Sofá da sala, chão, tapete ou até mesmo aquele vaso de plantas parecem ser mais atraentes para o bichinho do que o tapetinho higiênico. Entretanto, existem métodos e treinamentos específicos para educar o seu amigo felpudo nesse aspecto.

Uma dica simples e importante é recompensar o animal quando ele faz xixi no lugar certo, também é essencial trocar e limpar o tapete higiênico do cão, muitos não gostam de usar tapetinhos sujos. Caso desejar, também vale fazer um diário do xixi do seu cãozinho, anotando os erros, acertos e os horários, para que você possa ter uma noção da rotina de necessidades do seu amigo e conduzi-lo ao local certo na hora certa!

O processo também requer paciência, gritar ou repreender o bichinho de forma agressiva são atitudes que não fortalecem no aprendizado e podem traumatizar e assustar o animal. Durante o período de treinamento também existem alguns métodos que podem ser utilizados para aumentar as chances de êxito.

Sair para passear regularmente pode ajudar o cachorro a entender que ele deve fazer suas necessidades na rua. Dessa forma, aos poucos, ele ficará condicionado a fazer xixi e cocô apenas durante os passeios e demonstrará quando precisa ir, chegando perto da porta, por exemplo.

Já no uso do tapete higiênico, uma boa pedida é ter vários espalhados pela casa. Colocar um em cada cômodo onde o cachorro faz xixi irá fazer com que ele se acostume a realizar suas necessidades apenas na presença de um tapetinho.

Tags

Autor