Quanto tempo dura a gestação de uma cadela? Saiba como se preparar para o período
Saiba como se preparar para a gestação canina e o que fazer durante o período
A gravidez é uma fase feliz e ao mesmo tempo delicada tanto para os humanos, quanto para o mundo animal. Para viver essa experiência da melhor forma possível, é preciso se preparar e saber lidar com as fases da gestação. Saiba como se preparar para a gravidez da sua cadela.
É importante que os tutores de cães conheçam o padrão da raça do seu pet e as recomendações de testes de saúde individuais, bem como as responsabilidades exigidas em trazer uma ninhada saudável ao mundo.
- Cadela dá à luz oito filhotes durante embarque de aeroporto
- Gatinhos encontram amor em cadela atropelada que perdeu filhotes
- Cadela conhece "irmão gêmeo" na rua e convence tutora a adotá-lo
- Vídeo emocionante mostra cadela salvando 'amigo' de se afogar na piscina; assista
- Cadela protege corpo de cachorro atropelado em estrada no Espírito Santo
- Cadela que atuou em resgates no desastre de Brumadinho se aposenta do Corpo de Bombeiros
Quanto tempo demora a gestação canina?
O período de gestação de uma cadela é geralmente de 63 dias (podendo variar de 58 a 68 dias) e não depende da raça ou porte do cão.
Uma das formas de saber se a cadela está grávida é prestando atenção nos hábitos do animal. Durante a gestação, as fêmeas costumam apresentar mudanças de comportamento, redução de apetite e inchaço das mamas.
Como a maioria desses sinais pode estar associada a outras questões, é importante levar o pet ao veterinário para descartar as outras possibilidades. Entre elas também estão gravidez psicológica, infecção do útero e tumores de mama.
Para confirmar a gestação da cadela, o tutor deve contar 21 dias a partir do momento em que o cruzamento aconteceu - e que pode ter ocorrido a fecundação. A fêmea deve, então, ser submetida a uma ultrassonografia de abdômen. Esse exame poderá identificar a presença de vesículas embrionárias a partir da terceira semana de gestação.
Que cuidados tomar durante a gestação da cadela
Para garantir uma gestação tranquila para a sua cadela, o tutor precisa certificar que a saúde dela esteja em dia. Então, a ida ao médico veterinário se torna indispensável. O profissional vai realizar exames físicos, checar vacinas e pode pedir exames de sangue se houver necessidade.
Assim como é recomendado aos humanos, a gestação da cadela precisa de acompanhamento médico. A diferença é que o veterinário vai acompanhar com mais frequência.
Além de ultrassonografias, o especialista vai solicitar exames para acompanhar o estado de saúde da cadela. Caso seja necessário, ele pode recomendar uma cesariana.
Como fica a alimentação da cadela gestante?
Os cuidados se estendem à alimentação durante o período de gravidez da cadela. O veterinário vai orientar qual é a melhor dieta para a paciente. Não é recomendável oferecer alimentos tipo super premium, que prometem maior absorção de nutrientes.
É indispensável manter água fresca e limpa sempre à disposição da gestante.
Como manter a higiene e bem-estar da cadela grávida?
É natural que, conforme a gestação avança, a cadela se sinta mais cansada. Então, os passeios devem ser mais curtos e lentos - mas não suspensos -, sempre com oferta de água durante o percurso.
Quanto à higiene, é importante ter cuidados ao dar banho na cadela gestante. O espaço onde ela fica também precisa de maior atenção: o ambiente precisa estar sempre limpo, aquecido e tranquilo. Principalmente na fase final da gravidez, já que ela pode entrar em trabalho de parto no local.