fases da vida

Gatos e cães também passam pela adolescência; saiba como lidar com os pets nessa fase rebelde

Assim como os humanos, os animais também passam por estágios de desenvolvimento psicológico de acordo com a sua idade

Imagem do autor
Cadastrado por

Vitória Floro

Publicado em 05/01/2022 às 11:05 | Atualizado em 05/01/2022 às 11:06
Notícia
X

Ter um pet é ter um companheiro para diversas fases da vida, inclusive é comum que muitas pessoas cresçam ao lado dos seus bichinhos de estimação. O interessante é que assim como os humanos, os animais também passam por estágios de desenvolvimento psicológico de acordo com a sua idade, isso inclui a tão temida adolescência.

Adolescência em cachorros

Nos cães, essa fase acontece dos 6 aos 18 meses de vida. As características comportamentais são marcadas de acordo com o sexo, nos machos, a necessidade de marcar território aumenta, é nesse momento, por exemplo, que eles começam a levantar uma das patas traseiras para urinar. Já as fêmeas iniciam o ciclo do cio com sangramentos vaginais semelhantes à menstruação.

Em comum, fêmea e macho podem apresentar comportamentos possessivos e agressivos. Essa é a hora de regular o comportamento do animal, ensinando hábitos que eles irão levar para a vida toda.

Também é na adolescência que ocorre a mudança do tipo de ração, é importante manter um hábito de alimentação regular. Para isso, a comida pode ser oferecida duas ou três vezes por dia e deixada na tigela por até 10 minutos, depois disso, é recomendado retirar os potes com ração, mesmo que o animal não tenha comido nada. Isso vai ajudar a estabelecer uma rotina e controlar a rebeldia da juventude que surge com os hábitos territorialistas.

Adolescência em gatos

Os gatos, diferentes dos cachorros, iniciam a adolescência um pouco mais tarde. De 1 a 2 anos de vida. Os hábitos territorialistas, porém, também são comuns na adolescência felina, uma característica disso é o hábito de urinar com mais frequência em locais inapropriados.

Para resolver esse comportamento e auxiliar na saúde do animal a castração é indicada.

Ainda nessa fase, os bichinhos ficam mais carinhosos e agitados. Por isso, eles podem passar grande parte do tempo dormindo, o ciclo do sono do gato adolescente pode durar entre 15 ou 16 horas por dia.

As unhas também passam a ser um problema, é normalmente nesse período que os bichanos passam a arranhar móveis. A prática é normal e saudável, devendo ser incentivada pois ajuda a lixar as garras dos animais. Entretanto, para poupar sofás e mesas o ideal é comprar brinquedos apropriados ou arranhadores.

Tags

Autor