novo tratamento

Aromaterapia é a nova alternativa de tratamento para animais do Parque Estadual de Dois Irmãos, Zona Norte do Recife

O experimento planeja reduzir a carga de estresse dos animais que precisam de tratamento

Imagem do autor
Cadastrado por

Vitória Floro

Publicado em 03/01/2022 às 17:31 | Atualizado em 04/01/2022 às 11:09
Notícia
X

A Aromaterapia é uma prática desenvolvida para estimular o equilíbrio e a harmonia do organismo por meio dos cheiros que são obtidos na liberação de partículas de óleos essenciais. Essa tática está sendo empregada pela veterinária Hellen Macedo com os animais do Parque Estadual de Dois Irmãos, Zona Norte do Recife.

O experimento, que está em andamento desde o final de 2021, na unidade preservacionista administrada pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) tem por objetivo reduzir a carga de estresse dos animais que precisam de tratamento. 

Hellen trouxe a prática para o Brasil com base em um estudo realizado em Portugal, no campo da medicina natural. A partir das técnicas aprendidas, a veterinária passou a aliar a medicina tradicional à prática alternativa. Para Hellen, o intuito é promover um maior bem-estar e melhora na saúde dos animais.

A nova experiência já vem trazendo resultados, de acordo com a médica, é possível notar mudanças positivas no comportamento dos moradores do Parque, o que tem ajudado na aproximação dos técnicos durante a realização de tratamentos e exames.

“Nosso objetivo é facilitar o manejo na nossa rotina de cuidados, bem como reduzir a carga de estresse comportamental do animal deixando ele mais tranquilo, o que consequentemente ajuda na saúde, pois um animal muito estressado acaba desenvolvendo muitos problemas; pode acontecer de apresentar uma supressão da imunidade, distúrbios nutricionais e até ficarem mais suscetíveis a infecções e doenças ”, explica Hellen.

A doutora ainda conta que o trabalho é realizado com o auxílio dos profissionais do zoológico que fazem uma avaliação dos bichos que irão receber a prática. Estes animais também são acompanhados para o monitoramento dos resultados.

A famosa onça preta Pelé, é um dos animais que está recebendo o tratamento, ela teve o óleo distribuído por meio de gotas colocadas em seu recinto, dividido em forma de quadrante em locais específicos.

Fred, como é chamada carinhosamente a Arara-Canindé (Ara Ararauna), também está participando do experimento. A ave está recebendo óleo essencial de lavanda de forma tranquilizadora.

Lu Rocha/Semas-PE
Arara Fred - Lu Rocha/Semas-PE

 

Segundo Hellen, a duração do tratamento varia de acordo com a necessidade de cada bicho.

Tags

Autor