Coceiras e feridas em cachorros: o que pode ser?
Confira quais doenças ou situações podem causar irritação na pele dos bichinhos
É comum que ao longo da vida os cães enfrentem alguns episódios de coceiras e feridas. Nesses momentos, os tutores podem ficar desesperados, com medo de uma possível infestação de pulgas ou outros parasitas. Mas, existem diversos motivos diferentes que podem ocasionar a coceira nos cães.
Por que o meu cachorro está se coçando?
Assim como os seres humanos, os cachorros também têm coceiras ocasionais que podem ser inofensivas e não significarem grandes problemas de saúde. Também é importante lembrar que se coçar é um hábito comum entre cães e alguns também podem exibir esse comportamento quando estão ansiosos ou incomodados com alguma situação.
Ainda assim, vale observar com qual frequência e intensidade o cachorro se coça. Um sinal de alerta importante é a presença dos seguintes sintomas:
- lesões na pele (com ou sem pus);
- perda local de pelos;
- falha generalizada na pelagem;
- vermelhidão na pele;
- pele oleosa ou muito seca.
Caso o tutor perceba alguma dessas alterações, é importante levar o animal para uma consulta com um médico veterinário.
Doenças relacionadas com a coceira
Pulgas e carrapatos
Os parasitas mais relacionados com a coceira em cachorros são as pulgas e carrapatos, a infestação dos ectoparasitas provoca uma coceira intensa.
Isso acontece pois, durante a picada do parasita, substâncias são liberadas na corrente sanguínea do cachorro, que são reconhecidas como invasores. O organismo então começa um processo de defesa liberando histamina, que provoca a coceira.
Sarna sarcóptica, otodécica ou demodécica
As sarnas são outro motivo muito comum para explicar o "coça-coça" nos cãezinhos. Elas também são responsáveis por provocar feridas que podem causar possíveis infecções. A doença é causada por diferentes tipos de ácaro, que se proliferam na pele do animal.
Alergia alimentar
A hora da alimentação também pode gerar problemas de coceiras para os felpudos de quatro patas. Alguns cães podem ter sensibilidades aos componentes das rações. As proteínas de frango, por exemplo, são muito comuns na formulação desses alimentos e podem causar coceiras e feridas.
Atopia canina (ou dermatite atópica)
Esse problema de saúde tem raízes genéticas e ainda é um mistério para a ciência. Isso acontece porque é muito difícil identificar o alérgeno que provoca a reação no organismo: pode ser desde pólen até a poeira presente no ambiente.