curiosidades

Miado de gato: o que significa esse som?

Esse jeito único dos felinos se expressarem pode ter diferentes significados

Imagem do autor
Cadastrado por

Vitória Floro

Publicado em 07/01/2022 às 10:21
Notícia
X

Todo tutor de gato sabe que os felinos expressam seus sentimentos de diversas maneiras, dentre elas, o miado. Essa forma de comunicação foi desenvolvida principalmente no contato com os humanos. Na natureza, não é comum que gatos adultos miem um para os outros. Entre si, os bichinhos preferem usar o movimento corporal, cheiro e toque.

Já existem pesquisas que identificam mais de 21 tipos diferentes de miados. Porém, cada animal também tem seu jeito único de vocalizar suas emoções com o famoso "miau". Aprender a identificar o que cada um desses pedidos significa pode ajudar os tutores a construir uma melhor relação com seus pets.

Miado de fome

Esse é o mais comum. Normalmente é um som alto e curto, que costuma parar quando o animal recebe a ração.

Miado de protesto

Aquele som no meio da noite que interrompe o sono dos tutores e normalmente vem acompanhado de garrinhas arranhando a porta do quarto.

Normalmente o miado de protesto é grave e arrastado, podendo significar que o felino está contrariado ou estressado com alguma situação.

Analisar o contexto também é importante. Se você está com a porta do quarto fechada, por exemplo, e percebe seu gatinho miando, provavelmente é um miado de protesto que diz "me deixe entrar!".

Miado de alegria

Um som agudo e curto que costuma vir acompanhado de esfregadinhas na perna e outros gestos de satisfação.

Costuma indicar um cumprimento. Pode ser emitido quando o tutor chega em casa após ter passado muito tempo fora, por exemplo.

Miado de acasalamento

Esse tipo de miado acontece quando as fêmeas estão no cio. Elas emitem um som alto e melancólico que, às vezes, pode vir acompanhado de choro.

Esse som alerta aos machos do entorno que aquela gatinha está disponível, o gato macho também pode emitir o som para avisar aos outros gatos ao redor sobre a sua presença.

Miado de defesa

O som mais típico dos felinos, é um som estridente, usado para autodefesa em situações de ameaça.

Ronronar

Essa demonstração pura de afeto é um som baixo, rítmico e que pode combinar vários tons. Ele é emitido de boca fechada, por isso o tutor pode não entender de início.

Apesar de ainda não existir um consenso a respeito do motivo do ronronar, normalmente eles acontecem quando o gatinho está em situações positivas. Porém, o som também já foi identificado em momentos de dor e estresse.

Tags

Autor