curiosidades

Cachorro tem memória: descubra se o seu pet lembra de você

Embora seja possível comprovar e garantir que os amiguinhos felpudos possuem memória, a ciência ainda não sabe ao certo por quanto tempo as lembranças permanecem na mente dos cães

Imagem do autor
Cadastrado por

Vitória Floro

Publicado em 07/01/2022 às 11:12 | Atualizado em 07/01/2022 às 11:13
Notícia
X

As memórias afetivas são uma parte muito importante para a vida de todos os seres humanos. É pensando nisso que muitos tutores de cachorros ficam curiosos para saber se os seus pets conseguem guardar na memória todas as lembranças divertidas compartilhadas entre os dois.

Embora seja possível comprovar e garantir que os amiguinhos felpudos possuem memória, a ciência ainda não sabe ao certo por quanto tempo as lembranças permanecem na mente dos cães.

O que se sabe é que os cachorros possuem dois tipos diferentes de memória, assim como os seres humanos. O primeiro tipo é a memória de longo prazo, responsável pelas lembranças mais antigas, formadas na infância, por exemplo. Já a memória de curto prazo envolve acontecimentos recentes e pontuais, como lembrar do que almoçou no dia anterior.

Os felpudos possuem esses dois mecanismos de lembrança. Mas, eles funcionam de uma maneira diferente dos humanos. Os bichinhos conseguem armazenar informações relacionadas a eventos ligados às sensações olfativas, auditivas e visuais.

O cachorro consegue lembrar do seu dono?

Se o cãozinho e o dono tinham uma relação de proximidade, é muito provável que o animal lembre do seu tutor. Essa memória afetiva pode ser despertada quando o cachorro sente um cheiro específico, ativando também a visão e audição.

Tags

Autor