SOM

Peixe ouve o que a gente fala? Veja como funciona a audição desse animal

Muitas pessoas se perguntam se os peixes escutam porque eles não possuem uma estrutura parecida com o pavilhão auditivo

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 08/01/2022 às 10:00
Notícia
X

Tutores de cães e gatos sabem que eles ouvem o que está sendo dito. Pode ser que eles não entendam, mas escutam. Isso significa que todos os pets ouvem? Os peixes escutam o que a gente diz?

Durante a vida, você pode ter escutado que não era recomendado bater no vidro de um aquário para não estressar os peixes. Isso significa que eles se irritam com o barulho? Como funciona a audição deles?

Essa questão está relacionada não apenas a uma possível trepidação do aquário por causa do susto, mas principalmente do som que se propaga pela água após o contato com o vidro. E quanto à voz, tem algum impacto?

Os peixes escutam?

Os peixes realmente escutam, mas não de uma única forma. Acredita-se que cada espécie tenha suas próprias adaptações acústicas, de acordo com uma série de fatores, como o habitat.

A capacidade de um peixe de ouvir e captar o som também tem a ver com ele ser noturno ou diurno, gregário ou solitário, migratório ou sedentário, presa ou predador, se vive em alto mar ou perto da costa e outros aspectos.

Como os peixes escutam?

Muitas pessoas se perguntam se os peixes escutam porque eles não possuem uma estrutura parecida com o pavilhão auditivo. Diferentemente de outros animais, como os cachorros e gatos, os peixes não têm esse tipo de formação - e nem precisariam pois elas não seriam de grande utilidade para eles dentro d’água.

O som é uma vibração (ou energia sonora) que se propaga por ondas de acordo com o meio em que é transmitido. Essas ondas sonoras podem ser captadas e interpretadas pelo organismo de alguns animais através de suas propriedades físicas, como amplitude, frequência, aceleração e velocidade.

Enquanto as propriedades mais determinantes para a captação do som por animais terrestres são a amplitude e a frequência, para os animais aquáticos, por causa das características da água, valem mais a velocidade e a aceleração. Por isso não seriam necessárias estruturas parecidas com o pavilhão auditivo.

PIXABAY
Acredita-se que cada espécie de peixe tenha suas próprias adaptações acústicas - PIXABAY

Quais são os órgãos de sentido auditivo dos peixes?

Se os peixes não têm orelha, eles não têm ouvido? Não necessariamente. Isso pode variar de acordo com as adaptações evolutivas de cada espécie.

Entre as estruturas responsáveis pela captação do som por esses animais estão: células sensoriais ciliadas, bexiga natatória, ossículos, otólitos e variados receptores mecânicos.

O habitat pode ser determinante para a estrutura. Dependendo dele, algumas espécies podem ter uma dessas ou a combinação de várias dessas estruturas.

A linha lateral é considerada uma das estruturas mais importantes para a audição dos peixes. A estrutura que cruza horizontalmente o corpo do animal é repleta de buraquinhos que conseguem captar a velocidade de vibração das ondas.

Essas vibrações são carregadas até o sistema nervoso central do peixe através de células ciliadas. Esse mecanismo é o que garante que muitos peixes consigam captar correntes de água e pequenas vibrações. Isso os ajuda a localizar predadores, obstáculos, e a manterem-se em cardumes.

Peixes ouvem o que a gente fala?

Para ouvir, os peixes captam principalmente a velocidade e a aceleração das vibrações provocadas pelo barulho desses animais dentro d’água. Então, eles dificilmente escutam sons emitidos fora da água.

O que pode fugir dessa regra são os casos que o som seja provocado de maneira a causar vibrações dentro da água - como alguém batendo no vidro do aquário.

Tags

Autor