AQUÁRIO

Pensando em montar um aquário? Saiba quais peixes podem viver juntos no espaço

Peixes de espécies diferentes podem sim viver harmonicamente em um aquário, saiba como

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 05/01/2022 às 15:19 | Atualizado em 05/01/2022 às 15:37
Notícia
X

Ao montar um aquário, precisamos providenciar o recipiente, filtro, elementos decorativos e o mais importante: os peixes. Mas quais peixes podemos criar em aquários? Peixes de espécies diferentes podem viver harmonicamente em um aquário?

Saber quais peixes podem viver juntos no aquário é importante não apenas para evitar brigas, mas também para poder oferecer uma alimentação adequada e até controlar o pH da água. Então, antes de montar seu aquário, que tal saber quais tipos de peixes podem ficar juntos no aquário? Confira os fatores a serem considerados para escolher seus peixinhos:

De acordo com o temperamento

PEXELS
É preciso pesquisar o temperamento do peixe antes de montar seu aquário - PEXELS

O ideal é não colocar peixes territorialistas (como os ciclídeos africanos e o beta) com outros peixes territorialistas num aquário porque a probabilidade de ter briga é grande. Então, antes de escolher, identifique se os peixes que você está cogitando criar são calmos e podem viver juntos sem conflitos.

De acordo com o tamanho do aquário

PEXELS
O tamanho do aquário é um fator importante para tomar decisões - PEXELS

Outro fator importante para escolha dos peixes para o seu aquário é o tamanho do recipiente onde eles vão viver. Se o aquário for grande, com bastante plantas e muitas barreiras visuais, o ambiente acaba ficando repleto de barreiras físicas.

Um aquário com muitas barreiras físicas não é necessariamente ruim. Na verdade, ele é o mais adequado para quem quer muito colocar peixes territorialistas no mesmo ambiente. Quanto maior o espaço e com mais barreiras físicas, menor a chance de briga. Ou seja, até a decoração é importante nesse tipo de situação.

De acordo com a condição química da água

PIXABAY
O ciclídeo joia é um tipo de ciclídeo africano - PIXABAY

Enquanto alguns peixes precisam de pH mais elevados para viver bem, outros precisam de pH. Então outro fator a ser considerado antes de adquirir os peixes é a compatibilidade quanto o pH da água.

O peixe tetra cardinal, por exemplo, vive em águas com pH de 4.6 a 6.2, ou seja, pH ácido. Já os ciclídeos africanos precisam do pH entre 7.4 e 8.4. Nesse caso, a água é alcalina

De acordo com o comportamento 

Até o comportamento dos peixes precisa ser levado em consideração. O acará-disco e o acará-bandeira, por exemplo, têm nomes parecidos, são peixes amazônicos e vivem em um pH semelhante, mas têm comportamentos opostos.

Enquanto o acará-disco é um animal mais tranquilo e que demora para se alimentar, o acará-bandeira é agitado e rápido. Quando a ração cai e afunda, o primeiro vai até o fundo pegar a ração com muita calma e o outro não quer esperar. Essa diferença de comportamento diferente pode dificultar os cuidados diários.

PIXABAY
O peixe beta não pode dividir espaço com qualquer espécie - PIXABAY

Não há como falar de comportamento sem mencionar a agressividade. O peixe beta, por exemplo, é conhecido pela sua agressividade. Então ao planejar montar um aquário com essa espécie, é preciso pensar bem antes de tomar decisões.

O maior problema do beta é com machos da mesma espécie, ou seja, nunca coloque dois betas machos no mesmo aquário. É possível que o beta tenha uma vivência mais tranquila em aquários maiores, desde que os outros peixes sejam pacíficos - se juntar o beta e outro peixe agressivo, provavelmente quem vai acabar sendo agredido é o beta.

Uma das combinações possíveis é um aquário com peixes do grupo dos poecilídeos (como espada, plati, molinésias) e o beta. Além da harmonia quanto ao comportamento, eles são compatíveis em relação à química da água.

Os poecilídeos são, inclusive, conhecidos como peixes “para iniciantes”. Então, se é o seu primeiro aquário, que tal começar com um poecilídeos? Além de tranquilos, eles também combatem larvas de insetos que possam fazer a postura em um aquário aberto.

Devo ir a uma loja especializada?

PEXELS
Se você ainda tiver dúvidas, vá a uma loja especializada e veja o que se adequa melhor ao seu aquário ideal - PEXELS

Se você tiver dúvidas quanto à montagem do aquário, consulte uma loja especializada. Se já tiver comprado o aquário, leve uma foto e as medidas - isso vai ser importante para orientações mais específicas.

Tags

Autor