Informações e dicas para cuidados do seu bicho de estimação, seja ele um gato, cachorro, pássaro ou peixe de aquário, além de dicas de alimentação, adestramento, saúde e outros serviços
Meu Pet

Fique por dentro das novidades do mundo pet e confira as melhores dicas para cuidado de gatos, cachorros e outros bichinhos de estimação

comportamento

Descubra quantas horas um cachorro dorme por dia

Os cochilos são parte importante da rotina dos cães

Vitória Floro
Vitória Floro
Publicado em 10/01/2022 às 9:27
Imagem / Pixabay
Quando ainda são filhotes os cães podem dormir cerca de 14h diárias - FOTO: Imagem / Pixabay
Leitura:

Dormir é uma parte importante da vida dos pets, é durante o sono que os cachorros recuperam suas energias e ficam prontos para brincar e explorar outra vez.

Entretanto, os tutores de primeira viagem podem ficar confusos a respeito do número saudável de horas que um cão pode dormir por dia.

É importante entender que existem muitos fatores que envolvem a quantidade de sono que um cachorrinho pode ter. Mas, geralmente, quando ainda são filhotes, esses animais costumam dormir cerca de 14 horas. Por isso é comum que os pequeninos felpudos tirem diversas sonecas durante o dia.

Já na fase adulta, o tempo de sono diminui para 8 a 12 horas diárias. Porém, quando o pet envelhece é comum que ele volte a dormir por mais tempo. É nessa fase da vida que eles ficam cansados com facilidade e gastam energia mais rápido, mas não chegam a dormir tanto quanto os cães filhotes.

Outros fatores que podem influenciar na rotina de sono

Raça

Algumas raças são conhecidas por serem dorminhocas. O Pug, por exemplo, é um pet muito sonolento, enquanto o Pinscher é mais ativo. Por isso, é importante estar atento a esse fator antes de se preocupar com o tempo que o cãozinho está dormindo.

Metabolismo e rotina

O estilo de vida do animal está diretamente ligado com a rapidez do seu metabolismo. Se o cão recebe poucos estímulos durante o dia, é comum que tenha energia de sobra para gastar e durma menos. Mas, se o pet convive com animais sonolentos, como gatos ou outras raças de cães que dormem mais, é possível que ele também durma por mais tempo.

Alimentação

Dietas com poucos nutrientes podem deixar os animais sonolentos, sem energia e mais fracos.

Temperatura

A temperatura também influencia no comportamento do pet. Durante o inverno, por exemplo, é comum que o cão fique mais quieto, encolhido e cochile mais vezes durante o dia para poder se esquentar.

Comentários

Últimas notícias