higiene

Sua casa está cheirando a cachorro? Confira como acabar com maus odores de uma vez por todas!

Seja o cheiro de xixi ou odores corporais fortes, especialistas contam como tirar o cheiro de cachorro da casa

Imagem do autor
Cadastrado por

Vitória Floro

Publicado em 11/01/2022 às 10:19 | Atualizado em 11/01/2022 às 10:19
Notícia
X

Você já ouviu a expressão “cheiro de cachorro molhado?”. Normalmente a frase é usada para se referir aos momentos onde existe um mau cheiro no ar característico da falta de higiene ou devido a problemas de saúde dos pets.

Cleanipedia
Motivos para o odor de cachorro na casa - Cleanipedia

A baixa frequência de banhos ou a secagem inadequada dos pelos podem contribuir para esse cheiro de “cão molhado”. Mas, é importante prestar atenção naqueles cheiros persistentes, que podem indicar uma inflamação nos ouvidos, problemas na saúde bucal ou até mesmo um desequilíbrio hormonal. Nesses casos, é essencial uma visita ao veterinário para checar se o bichinho está bem de saúde.

Quando o problema não está relacionado à saúde, existem algumas dicas que podem ajudar na remoção de fortes odores em áreas específicas da casa. Confira algumas delas elaboradas pela Cleanipedia para ajudar nessa tarefa.

Como tirar cheiro do xixi de cachorro

Quando o cão faz xixi no chão, o odor costuma permanecer no local. Nesse momento é preciso tirar um excesso com um papel toalha ou pano. Em seguida, basta polvilhar um pouco de bicarbonato de sódio em cima da mancha do xixi e aguardar alguns minutos antes de removê-la. Depois, é só prosseguir a limpeza com um balde de água com uma solução caseira ou desinfetantes concentrados.

Cleanipedia
Como limpar urina de cachorro - Cleanipedia


Como tirar cheiro de cachorro do sofá

Para quem tem pet em casa, não podem faltar o aspirador de pó e o bicarbonato de sódio no arsenal de limpeza. O primeiro é o mais indicado para remover o pelo de superfícies, e o bicarbonato é um poderoso removedor de odores e agente de limpeza.

Misturas caseiras também podem ajudar na hora da remoção do cheiro de cachorro do sofá, elas podem ser utilizadas em superfícies de tecido que não podem ser lavadas na máquina, como o sofá, tapete e até no colchão.

Cleanipedia
Receita de misturinha caseira para tirar odores - Cleanipedia

Como tirar cheiro de cachorro da casa

Por último, algumas dicas para acabar com o cheiro de cachorro da casa num geral: a mais simples de todas é manter a casa arejada, ou seja, abrir bem as janelas durante o dia ou deixar um ventilador ligado para circular um pouco de ar em ambientes mais fechados.

Sobre práticas de higiene, é importante secar o pet muito bem depois do banho e de escovar com regularidade os seus pelos. Ainda vale lavar bem os acessórios como a coleira, brinquedos, caminha e pote de ração e água. Esse processo deve ser feito com um detergente pet-friendly ou um produto neutro e transparente.

Tags

Autor