programação

Zoológico do Recife lança programação especial e gratuita para comemoração do seus 83 anos

As atividades acontecerão nesta sexta-feira (14), a partir das 9h. O equipamento fica localizado no bairro de Dois Irmãos, Zona Norte do Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Vitória Floro

Publicado em 12/01/2022 às 13:39 | Atualizado em 12/01/2022 às 13:51
Notícia
X

Nesta sexta-feira (14), todos os visitantes do Parque Estadual de Dois Irmãos, localizado no bairro de mesmo nome, na Zona Norte do Recife, poderão participar de uma programação especial em homenagem a celebração dos 83 anos do Zoológico do Recife e dos 104 anos da Unidade de Conservação, onde o Zoo funciona.

As atividades começarão a partir das 9h e não terão cobrança extra, será cobrado apenas o ingresso para entrada no local que custa R$ 5,00. Para os que decidirem participar da comemoração, serão oferecidos circuitos guiados, passeio pelos bastidores do setor de nutrição e veterinária, além de trilhas pela mata.

Também estão planejados momentos de enriquecimentos temáticos realizados com os moradores do zoológico. A prática consiste em oferecer aos animais do parque um dia diferenciado com brincadeiras e práticas para novos aprendizados, além de um cardápio com as comidas preferidas dos bichos.

As inscrições para todas as atividades extras poderão ser feitas no local, na hora dos eventos.

Ao todo, o Zoo recebeu cerca de 30 novos animais em 2021, quando implantou um novo Plano Diretor. O equipamento, administrado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas/PE), assumiu um novo propósito, passando a focar suas ações conservacionistas na fauna nativa, com mais animais originários da Caatinga e da Mata Atlântica.

Programação do aniversário do Zoológico e Parque de Dois Irmãos

10h - Trilha interpretativa

10h - Enriquecimento com os Quelônios

11h – Circuito Mata Atlântica (passeio especial guiado)

11h - Enriquecimento com os Papagaios-verdadeiros

12h – Parabéns dos 83 anos do Zoológico do Recife e 106 do Parque de Dois Irmãos

13h - Enriquecimento com o Cateto

14h - Enriquecimento com a Gata-mourisca

14h30 – Trilha interpretativa

15h - Enriquecimento com a Anta

15h30 - Circuito Mata Atlântica (passeio guiado)

História

Fundado em 1916, o Horto Florestal de Dois Irmãos se consolidou como uma das primeiras iniciativas conservacionistas do estado, tendo como objetivo proteger o Complexo do Prata, formado pelo açude e o remanescente de Mata Atlântica do seu entorno. Suas águas serviam para o abastecimento público do Recife, através de chafarizes, sob o comando da então Companhia Beberibe.

Em 1935, o Horto Florestal, antes administrado pela Prefeitura do Recife, passou ao comando do Instituto de Pesquisas Agronômicas - IPA, órgão estadual. Em 14 de janeiro de 1939, foi transformado em Jardim Zoobotânico de Dois Irmãos, tendo como primeiro diretor o ecólogo Vasconcelos Sobrinho.

Tempos dois, em 1998, através da Lei 11.622, a área de 387 hectares foi recategorizada como Parque Estadual de Dois Irmãos. Nessa época, o equipamento ficou sob o comando da então Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado (Sectma). O objetivo da transformação foi a preservação
da biodiversidade da fauna e da flora e a proteção dos mananciais hídricos para abastecimento público. Além de promover atividades de educação ambiental e científica.

Tags

Autor