Informações e dicas para cuidados do seu bicho de estimação, seja ele um gato, cachorro, pássaro ou peixe de aquário, além de dicas de alimentação, adestramento, saúde e outros serviços
Meu Pet

Fique por dentro das novidades do mundo pet e confira as melhores dicas para cuidado de gatos, cachorros e outros bichinhos de estimação

anatomia

Por que a língua do gato é áspera? Confira a importância desse órgão para os felinos

Da higiene até para beber água, essa língua diferenciada ajuda os animais no seu dia a dia

Vitória Floro
Cadastrado por
Vitória Floro
Publicado em 13/01/2022 às 11:13
Imagem / Pixabay
A textura áspera da língua dos gatos ajuda em diversos aspectos da vida desses felinos - FOTO: Imagem / Pixabay
Leitura:

Os gatos são animais muito complexos, isso inclui não só sua personalidade como também sua anatomia. A língua dos felinos, por exemplo, possui uma textura bastante estranha, diferente das dos cães e outros animais.

Por isso, o JC separou uma lista com fatos interessantes sobre as línguas dos gatos. Confira!

1. Papilas pontiagudas

Uma razão importante por trás da lambida áspera em gatos é a presença de um grande número de mamilos pontiagudos na superfície dos órgãos. Essas cerdas que apontam para a garganta são responsáveis por essa sensação diferente, mas também são importantes para várias funções.

2. Higiene sempre!

A forma única da língua permite remover todas as impurezas da pele do animal quando ele realiza a higiene do pelo. Ou seja, pelos mortos, poeira e possíveis intrusos desaparecem nesse banho natural.

3. Paladar limitado

Estudos indicam que os gatos só conseguem sentir um número limitado de sabores durante a vida. Por isso, é um pouco mais difícil organizar uma dieta para o felino, que não conseguem achar muitos alimentos saborosos.

4. Hidratação

A língua do gato também cumpre papel importante na hidratação. O órgão é usado de uma maneira única na hora da obtenção do líquido.

Com esse método, os gatinhos batem a língua na água, provocando o levantamento de algumas gotas, assim antes que esse líquido retorne ao recipiente os felinos “mordem” o ar e garantem um pequeno gole.

Comentários

Últimas notícias