comportamento

Descubra por que os cachorros levantam a pata para fazer xixi

O hábito pode representar a competição entre cães e marcação de território

Imagem do autor
Cadastrado por

Vitória Floro

Publicado em 13/01/2022 às 9:51
Notícia
X

Uma das características mais marcantes dos cachorros é certamente quando eles levantam uma das patas traseiras para fazer xixi, principalmente quando estão na rua e encontram a árvore ou o poste perfeito.

Urinar em diversos locais, em especial aqueles que ainda não foram utilizados por outros animais é uma maneira comum de marcar território, uma forma de dizer “eu estive aqui” ou “esse lugar é meu” para os outros cães que passarem no lugar escolhido.

Mas, para fazer o xixi sair, os cachorros não precisam necessariamente levantar a perna, inclusive, filhotes e outros cães castrados conseguem urinar normalmente apenas se abaixando. Por isso, surge a dúvida: Por que alguns cachorros levantam a perna para urinar?

Além de marcar território, fazer xixi é um momento importante para o cachorro, semelhante a uma publicação nas redes sociais para os humanos. A urina é um registro pessoal, que ficará exposta para que o público (os outros caninos) observe e tire suas conclusões. Por isso, os cachorros gostam de caprichar bem na hora de deixar sua marca pessoal no mundo.

Ao levantar a pata e urinar na vertical, o jato de xixi fica mais potente e o cheiro permanece no lugar por mais tempo, sendo percebido por mais cães. Apenas com essa informação olfativa, outros cachorros podem saber se o dono daquela urina é castrado ou não, fêmea ou macho e até mesmo compreender como está a saúde e o estresse, bem como o"status social".

Por exemplo, xixis mais altos pertencem a cães maiores e, possivelmente, mais fortes. Então, muitos se esforçam para lançar o jato alto, que demonstre superioridade, mesmo que para isso precisem se equilibrar em apenas três patas.

Tags

Autor