Velocidade dos carros é reduzida para proteger ciclistas

Publicado em 23/03/2013 às 9:00 | Atualizado em 23/03/2013 às 9:02
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  Sinalização vertical para indicar a operação das ciclofaixas começou a ser instalada no Recife. Foto: Priscila Buhr/JC Imagem Sinalização vertical para indicar a operação das ciclofaixas começou a ser instalada no Recife. Foto: Priscilla Buhr/JC Imagem Velocidade baixa. Essa será a principal regra para garantir a boa convivência entre motoristas e ciclistas neste domingo (24/3), durante a estreia das ciclofaixas móveis do Recife, primeira iniciativa da cidade que, de fato, prioriza a circulação de bicicletas sobre o tráfego de veículos motorizados. O limite de velocidade em todas as 19 ruas e avenidas que irão compor, total ou parcialmente as rotas de bikes, será de 40 km/h. Ou seja, mesmo em vias da cidade nas quais os motoristas se acostumaram a pisar no acelerador, como a Avenida Boa Viagem e o Cais José Estelita, para citar alguns exemplos, o controle existirá. Isso porque haverá muitos pontos de conflito no trânsito entre o tráfego de veículos e o de bicicletas. Preocupada com possíveis acidentes, durante a coletiva para apresentar os projetos das ciclofaixas móveis e do fechamento ao tráfego de veículos do Bairro do Recife, a prefeitura pediu aos motoristas que tenham cuidado quando circularem pelas vias que receberão as ciclofaixas. “Estamos pedindo, também, atenção por parte dos motoristas que residem nas ruas que farão parte do projeto na hora de sair de casa. As ciclofaixas são bidirecionais, o que exige atenção redobrada dos condutores. Também haverá diversos cruzamentos que exigirão cuidado. Panfletos explicando o projeto e dando dicas sobre os cuidados que os motoristas precisam ter estão sendo distribuídos”, pediu o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, durante coletiva para apresentar as ciclofaixas, na última quinta-feira. Ao longo do percurso de 25,5 quilômetros das duas rotas de ciclofaixas (a rota da Zona Norte com 7 quilômetros e a da Zona Sul com 6,5 quilômetros) haverá pelo menos sete grandes pontos de conflito entre ciclistas e automóveis, como a travessia de vias e os cruzamentos, que exigirão cuidado redobrado da fiscalização (veja os pontos na arte ao lado). Não é à toa que o efetivo que estará presente durante as nove horas de funcionamento do equipamento, das 7h às 16h, será de quase 200 homens, entre agentes de trânsito, monitores, médicos, mecânicos e fiscais. “Teremos gente em todos os cruzamentos, mas há alguns pontos mais importantes, que terão atenção especial, como é o caso do Pina, onde a ciclofaixa da Zona Sul começará, tendo que passar para o canteiro central da Avenida Antônio de Góes. Outro ponto importante será quando o equipamento cruzar a Avenida Agamenon Magalhães, seguindo pela pista local da via. O mesmo acontecerá com cruzamentos da Avenida Rui Barbosa com a Rua Dr. Malaquias. Isso para citar alguns exemplos. Por isso precisamos determinar a velocidade de 40 km/h para os veículos”, explicou o gerente de Negócios da Serttel, Sérgio Muller, que está, ao lado da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), coordenando a operação das ciclofaixas. Mas não serão apenas os motoristas que terão limites a respeitar. Os ciclistas também terão regras. A primeira delas será o limite de velocidade de 20km/h para quem estiver usando as ciclofaixas. O segundo, de extrema importância, como afirmam os técnicos, será fazer a travessia das vias apenas nas faixas de segurança e respeitar os semáforos. Confira os principais pontos de conflito com o tráfego de automóveis na arte de Carolina Cani/Artes JC: CICLOVIASconflito  

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