Licitação dos ônibus da Região Metropolitana do Recife sofre novo atraso

Publicado em 11/09/2013 às 17:40
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  Greve   Estava previsto para o dia 30 de agosto o lançamento do edital de licitação da segunda etapa da concorrência pública que pretende qualificar o sistema de transporte público da Região Metropolitana do Recife, um serviço que movimenta R$ 60 milhões por mês e garante o ir e vir de dois milhões de passageiros diariamente. Mas ele não aconteceu. O segundo lote inclui importantes corredores de transporte da RMR, como as Avenidas José Rufino, Abdias de Carvalho, Mascarenhas de Moraes, Rosa e Silva, Rui Barbosa, Norte, Beberibe, Presidente Kennedy, Domingos Ferreira e até a BR-101. O governo do Estado decidiu dividir a licitação das linhas em duas etapas como estratégia para otimizar a concorrência depois que ela deu deserta no primeiro lançamento. A explicação do Grande Recife Consórcio de Transportes e da Secretaria das Cidades, responsáveis pelo processo, tem lógica, embora não apague a impressão negativa que todo o processo de renovação da rede de transporte público da RMR adquiriu desde que o governo começou a prometer as mudanças, há mais de dez anos. "Só é possível lançar a licitação do segundo lote quando for concluída a primeira etapa, que está em andamento". A primeira etapa a que se refere os gestores são dois lotes que incluem os corredores de BRT: Norte-Sul + linhas alimentadoras e linhas que circulam em Olinda; e Leste-Oeste + linhas alimentadoras. Segundo o Grande Recife, essa etapa está caminhando bem, na fase de habilitação das empresas que se candidataram aos dois lotes. O consórcio Conorte, formado pelas empresas Itamaracá, Cidade Alta e Rodotur, ganhou o processo licitatório do lote 1, que se refere ao Corredor Norte-Sul. Já o lote 2, referente ao Leste-Oeste, foi vencido pelo consórcio Rodoviária Metropolitana, que apresentou o menor preço. São as mesmas empresas que já operavam os trechos. Pelos prazos oficiais, tudo correndo bem, sem problemas, os contratos do primeiro lote serão assinados em dezembro. Em relação ao restante da licitação, ainda não há previsão de quando o edital será lançado. Lotes da 2ª Etapa (licitação sem previsão): Lote 3 - Corredor José Rufino (metrô) e Corredor Abdias de Carvalho Lote 4 - Corredor Mascarenhas de Moraes Lote 5 - Corredor Rosa e Silva/Rui Barbosa e Corredor Avenida Norte Lote 6 - Corredor Beberibe e Corredor Presidente Kennedy Lote 7 - Corredor Avenida Domingos Ferreira e BR-101 Cabo/Ipojuca * Lote CRT (corredor da Caxangá, já licitado e operado pela empresa CRT) O Cronograma da 2ª etapa (divulgado pelo Estado) 30/8/2013 - Lançamento do edital de licitação da 2ª etapa 30/9/2013 - Abertura das propostas 29/11/2013 - Homologação do resultado 10/12/2013 - Assinatura do contrato 10/03/2014 - Início da operação 1ª Etapa (licitação em andamento): Valor: R$ 4,5 bilhões Passageiros beneficiados: 732.248 Lote 1 Corredor Norte-Sul (BRT) mais as linhas alimentadoras e linhas que circulam em Olinda Frota: 497 ônibus, sendo 148 BRTs Lote 2 Corredor Leste-Oeste (BRT) mais as linhas alimentadoras Frota: 204 ônibus, sendo 42 BRTs

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