Faixa Azul recifense abre caminho para o ônibus. E não adianta reclamar.

Publicado em 16/12/2013 às 14:03 | Atualizado em 16/12/2013 às 14:09
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Fotos: Roberta Soares Fotos: Roberta Soares   BRS_cortada1 O caminho foi aberto para o transporte coletivo. Mesmo pequeno em extensão, o primeiro corredor de BRS (Bus Rapid Service) do Recife, batizado de Faixa Azul, mostrou no seu primeiro dia de operação que o ônibus começou a ter vez na capital pernambucana. Que, a partir de agora, os carros terão que ceder àquele que transporta 80% da população. E não adianta reclamar. O primeiro Faixa Azul tem apenas 1,6 quilômetro de extensão, beneficia nove linhas de ônibus e está localizado na Rua Cosme Viana, via perimetral que interliga as Zonas Norte e Sul da cidade, pelo confuso bairro de Afogados, na Zona Oeste da capital, mas seu simbolismo é grande. Podemos dizer até imenso. Representa o início de um projeto que prevê a implantação de 60 quilômetros de faixas prioritárias ao ônibus até agosto de 2014, na qual os veículos particulares podem circular por apenas 20 metros e, mesmo assim, desde que tenham a intenção de acessar estabelecimentos ou fazer conversões à direita. Caso contrário, são multados. https://youtu.be/0mtK3oez0zk Nesta segunda-feira (16/12), primeiro dia de operação do Faixa Azul, a recepção não só de passageiros e motoristas de ônibus, mas também de condutores de carro, foi boa. Apesar do desconhecimento por parte da população e da pouca fiscalização da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). Como previsto, a empresa não tem nem terá fôlego para manter agentes de trânsito na faixa. https://youtu.be/qAZDqIQldeY Além do quarteto de arte-educadores localizados nos quatro cruzamentos existentes ao longo do corredor, apenas uma dupla de agentes de moto circulava para inibir o desrespeito dos motoristas. Por isso, a pressa da CTTU em adquirir radares para fiscalizar o desrespeito eletronicamente. A previsão é começar a instalá-los em fevereiro de 2014. Serão dez no Faixa Azul da Cosme Viana. De forma geral, a maioria dos condutores de veículos particulares respeitavam o espaço destinado aos coletivos na manhã desta segunda-feira. Mas, sem os radares, só o tempo dirá se os motoristas recifenses são ou não civilizados ao volante. Especialmente nos horários de pico, quando as faixas destinadas aos veículos particulares estiverem abarrotados de carros e a do ônibus livre, já que a frota de coletivos, nem de longe, aproxima-se da frota de veículos particulares. Confira a opinião da população: Passageiros de ônibus: https://youtu.be/Ar-i2AguEGU https://youtu.be/OC66qAMEQyg Motorista de carro: https://youtu.be/TrcwDy-urug Entenda o Faixa Azul O que é: O corredor de BRS (Bus Rapid Service) é um modelo de prioridade viária ao ônibus, implantado com sucesso no Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia (GO). Consiste numa faixa pintada à direita da via, na qual o ônibus circula com preferência. Como funciona: A faixa preferencial é do ônibus. Os veículos particulares só podem trafegar nela por 20 metros, sendo obrigados a fazer a conversão à direita ou acessar algum estabelecimento depois dessa distância. Qual o horário: De segunda à sexta-feira, das 6h às 22h. A intenção da CTTU é que todas as faixas funcionem no mesmo horário e dias. Como é a punição: Quem não cumprir a determinação será multado. O Faixa Azul começará sem os radares eletrônicos, que deverão ser instalados a cada 300 metros. A fiscalização será feita por agentes de trânsito. Multa: R$ 53,20 (leve), com três pontos na CNH * 60 quilômetros de faixas azuis é a meta de implantação da Prefeitura do Recife até agosto de 2014 * 50 mil reais é o custo de implantação de uma faixa azul por quilômetro, sem incluir o valor da fiscalização eletrônica e da recuperação do pavimento das vias. * 2 milhões de reais é o valor que será gasto para aquisição de 406 radares a serem utilizados em todo o projeto do Faixa Azul * 40% é o percentual de ganho de velocidade estimado para os corredores de BRS do Recife * 18 km/h é a velocidade média atual dos ônibus na Rua Cosme Viana Futuros corredores de Faixa Azul, que totalizam 60 quilômetros e que serão implantados até agosto de 2014: · Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes · Avenida Recife · Avenida Beberibe · Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho · Avenida Engenheiro Domingos Ferreira · Avenida Herculano Bandeira · Avenida Conselheiro Aguiar · Avenida Antônio de Gois · Rua Cônego Barata · Estrada dos Remédios · Avenida Visconde de Albuquerque · Estrada Velha de Água Fria   Cartaz_cortado

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