Menos demanda no metrô, BRT operando parcialmente e estacionamentos integrados com ônibus. Esse é o esquema da mobilidade para a Copa do Mundo no Recife

Publicado em 20/05/2014 às 22:00 | Atualizado em 21/05/2014 às 20:51
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  Passarela ligando Aeroporto ao metrô é uma das apostas do governo. Foto: Guga Matos/JC Imagem Passarela ligando Aeroporto ao metrô é uma das apostas do governo. Foto: Guga Matos/JC Imagem   Descentralizar a demanda de passageiros do metrô para evitar problemas como os ocorridos nas últimas semanas, quando várias panes aconteceram no sistema, contar com a calmaria do ponto facultativo de órgãos públicos, escolas e universidades, e ofertar mais estacionamentos integrados com o serviço expresso de ônibus, um com a promessa de veículos refrigerados e outro levando passageiros apenas sentados. Essas são as principais estratégias da mobilidade para a Copa do Mundo no Recife, apresentadas, ontem, durante coletiva dos gestores responsáveis por garantir o ir e vir dos torcedores à Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. Mesmo incompleto, com menos de 10% de sua capacidade, o sistema de BRT (Bus Rapid Transit) entra em cena para ajudar no transporte de até seis mil pessoas, com 50 veículos. De resto, o esquema de mobilidade é praticamente o mesmo da Copa das Confederações, em 2013, com os mesmos benefícios e riscos, e será assim que as 200 mil pessoas esperadas para os cinco jogos no Recife chegarão à Arena.   Coube ao secretário extraordinário da Copa em Pernambuco, Ricardo Leitão, evidenciar as principais premissas do plano de mobilidade, resultado de um trabalho de dois meses, e garantir que tudo dará certo. “Aproveitamos a experiência da Copa das Confederações. Com a diferença que teremos o Ramal da Copa concluído, permitindo o acesso dos BRTs pelo lado Norte da Arena, e dois novos estacionamentos. Decidimos, sim, reduzir a demanda sobre o metrô porque o sistema recebeu uma carga muito grande em 2013 e temos consciência de que a Estação Cosme e Damião, para onde todos se dirigirão, não foi projetada para suportar tanta gente”, explicou Leitão.   De fato, o metrô do Recife vem enfrentando problemas frequentes, muitos deles provocados por atos de vandalismos, e sofrendo com a falta de recursos para manutenção. A média é de 10 a 15 panes por mês, que de tão graves exigem a evacuação dos passageiros. Maurício Meireles, coordenador de operações da CBTU/Metrorec, confirmou a precaução. “De fato, em 2013 transportamos 25 mil pessoas no primeiro jogo e não estávamos preparados. Até porque o grande problema é o retorno, quando todos voltam no mesmo horário e pelo menos lugar - no caso a Estação Cosme e Damião. Por isso, as mudanças. Estaremos com 24 trens, 15 deles novos, para atender a uma demanda de 17 mil pessoas. Estaremos com rampas de acesso às plataformas, com os dois elevadores e as duas escadas rolantes funcionando perfeitamente, e apelamos para que as pessoas não cometam atos de vandalismo contra o metrô”, pediu o coordenador.   https://youtu.be/Gm0zj0oUUdg Para dividir a responsabilidade com o metrô, o BRT vai operar incompleto e às pressas. Serão 50 BRTs nos Corredores Norte-Sul (4 ônibus) e Leste-Oeste (46 ônibus), que irão ter uma linha expressa cada um. Os BRTs serão acessados pelo TI da PE-15 e pelas Estações Guararapes e Derby, deixando os torcedores diretamente pela Arena, usando o Ramal da Copa, ainda em obras. Como haverá bloqueio de acesso aos carros, três estacionamentos casados com o transporte por ônibus estarão disponíveis, dois a mais do que em 2013. As novidades são os estacionamentos do Cordeiro e do Rio Mar.   Leia mais na edição impressa do JC   Confira a íntegra do esquema de mobilidade para a Copa do Mundo no Recife:    

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