CittaMobi, o aplicativo dos ônibus, está mais interativo e fará recarga do VEM

Publicado em 14/08/2015 às 8:00 | Atualizado em 14/08/2015 às 17:48
NE10
FOTO: NE10
Leitura:
IMG_2115 O aplicativo CittaMobi, que há um ano e seis meses indica o horário dos ônibus na Região Metropolitana do Recife, está mais eficiente e de cara nova. Ganhou novas funcionalidades desde ontem para as 500 mil pessoas que o utilizam quase que diariamente. A principal delas é a ferramenta que permite ao usuário reportar problemas com a linha, o ônibus ou o ponto de parada, criando uma comunicação direta com os operadores e gestores do sistema de transporte por ônibus. Outra novidade, ainda em teste, mas que deverá entrar em operação em breve, é a possibilidade de recarga pelo app do bilhete eletrônico – o VEM, no caso da Região Metropolitana do Recife. Essa ferramenta permitirá que os usuários comprem os créditos aproximando o smartphone do cartão de crédito. O serviço deverá ter uma taxa de conveniência semelhante à cobrada nas compras pela internet, atualmente no valor de R$ 2,45, com a vantagem que o usuário não precisará imprimir boletos e pagar com código de barra. A carga será lançada no cartão do passageiro no mesmo prazo e da mesma forma utilizadas hoje em dia: entre 24h e 48h e através da recarga embarcada, ao aproximar o bilhete dos validadores instalados nos ônibus. Mas, pelo menos por enquanto, ainda não há data certa para que a funcionalidade entre em operação. IMG_2109 Mas a principal funcionalidade que os criadores e gestores do CittaMobi gostam de ressaltar é a ferramenta de comunicação direta com o usuário. “É uma mudança na relação com os nossos clientes, as pessoas que usam o app. Será possível fazer reports, em tempo real, de problemas na linha, no ônibus e nas paradas. Denunciar, por exemplo, se o veículo queimou a parada, se está atrasado, lotado ou sujo. Se o itinerário foi alterado, avaliar o motorista e até falar sobre a lotação e sujeira da parada. São informações extremamente importantes para os operadores do sistema. E nossa ideia é repassar essas demandas também para os gestores, no caso o Grande Recife Consórcio de Transporte, para que interajam com os usuários”, explica Cesar Olmos, um dos responsáveis pelas mudanças no CittaMobi. IMG_2110   As novidades não param por aí. Além de uma cara nova, mais leve e detalhada, o app também está disponibilizando ao passageiro a visão geral da parada em que ele está pelo Google Street View. Há também mais informações sobre a previsão dos veículos, com a indicação do nível do sinal de internet para comunicação entre o aplicativo e os coletivos, mapa do itinerário da linha à disposição e função de alarme para quando o ônibus chegar ao ponto de destino. E, de dentro do coletivo, o passageiro ainda poderá acompanhar a previsão de chegada nos próximos pontos enquanto o veículo faz o percurso. LEIA MAIS Aplicativo vai informar, em tempo real, duração da viagem de ônibus   IMG_2113

SAIBA MAIS: JC-CID0814_ONIBUS-WEB

Últimas notícias