Uso o CittaMobi com frequência e adoro. Gostei das inovações do aplicativo porque podemos fazer algumas reclamações, principalmente de queima de parada, sem precisar fazer uma ligação. É prático. A compra pelo app evita ter que ir ao Centro para adquirir créditos”, Paulo Henrique Ferreira, passageiroFoto: Fernando da Hora/JC Imagem O serviço tem uma taxa de conveniência semelhante à cobrada nas compras pela internet, atualmente no valor de R$ 2,45, com a vantagem que o usuário não precisa imprimir boletos e pagar com código de barras. A carga é lançada no cartão do passageiro no mesmo prazo e da mesma forma utilizadas hoje em dia: entre 24h e 48h e através da recarga embarcada, ao aproximar o bilhete dos validadores instalados nos ônibus. “A recarga pelo app leva 24 horas para entrar no cartão VEM. Por isso decidimos criar o alerta para lembrar ao usuário que ele está ficando sem crédito. Também decidimos informar quando os créditos acumulados no VEM registrado forem expirar, já que por lei eles precisam ser usados no prazo de 180 dias. São duas formas de oferecer uma prestação de serviço mais eficiente para os nossos usuários”, explica Carlos Sampaio, gestor do CittaMobi. Para realizar a recarga é necessário entrar no menu inicial do CittaMobi, optar pela compra do bilhete eletrônico, em seguida cadastrar o VEM e avançar para a opção de compra. Alguns valores pré-estabelecidos já aparecem no menu, mas há opções para outras quantias. A partir daí o usuário tem que registrar o cartão de crédito e confirmar a compra. “Uso o CittaMobi com frequência e adoro. Gostei das inovações porque podemos fazer algumas reclamações, principalmente de queima de parada, sem precisar ligar. É prático. Evitar ter que ir ao Centro para comprar créditos”, elogia o passageiro Paulo Henrique Ferreira, 22 anos. Para os smartphones que dispõem da função FNC, é possível realizar a compra dos créditos apenas aproximando o cartão de crédito do app. OUTRAS FUNCIONALIDADES O aplicativo CittaMobi também ganhou novas funcionalidades que o deixaram mais eficiente e fácil de navegar. A principal delas é a ferramenta que permite ao usuário reportar problemas com a linha, o ônibus ou o ponto de parada, criando uma comunicação direta com os operadores e gestores do sistema de transporte por ônibus. “É uma mudança na relação com os nossos clientes, as pessoas que usam o app. Será possível fazer reports, em tempo real, de problemas na linha, no ônibus e nas paradas. Denunciar, por exemplo, se o veículo queimou a parada, se está atrasado, lotado ou sujo. Se o itinerário foi alterado, avaliar o motorista e até falar sobre a lotação e sujeira da parada. São informações extremamente importantes para os operadores do sistema”, explica Carlos Sampaio. “O problema é que, como não temos uma relação com o Grande Recife Consórcio de Transporte não temos como repassar essas informações operacionais. O app permite, ainda, que seja acionado o chamado botão de pânico, que poderia ser utilizado para comunicar sobre um assalto. Mas a ferramenta não está disponível no Grande Recife porque não há relação oficial com o Estado”, acrescenta. As novidades não param por aí. Além de uma cara nova, mais leve e detalhada, o app também está disponibilizando ao passageiro a visão geral da parada em que ele está pelo Google Street View. Há também mais informações sobre a previsão dos veículos, com a indicação do nível do sinal de internet para comunicação entre o aplicativo e os coletivos, mapa do itinerário da linha à disposição e função de alarme para quando o ônibus chegar ao ponto de destino. E, de dentro do coletivo, o passageiro ainda poderá acompanhar a previsão de chegada nos próximos pontos enquanto o veículo faz o percurso.
Mobilidade
Por Roberta SoaresNotícias e análises sobre transporte público, transporte individual, micromobilidade e soluções para a mobilidade urbana